Mesmo com números muito mais baixos do que os de outras cidades da região e ainda distante de uma epidemia de dengue, a comunidade jalesense vai mobilizar força total para combater o Aedes aegypti. A semana é considerada decisiva para interromper o crescimento da doença e evitar que 2024 seja um ano endêmico, como boa parte do país. O mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue e de doenças como a Zika e a Chikungunya.
“Os nossos números ainda são baixos, mas temos um índice de densidade larvária superior a 3, o que é o triplo do que o governo considera risco para epidemia. Então não podemos ficar esperando. Temos que agir agora preventivamente e manter a dengue sob controle”, disse Vanessa Luzia Tonholi, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, responsável pelo controle de endemias.
A estratégia mais intensa começou neste sábado, 2 de março, quando Jales aderiu à campanha Dia “Dia D Contra a Dengue”, que foi convocada pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde, com adesão de todos os municípios brasileiros. Em Jales também aderiram a Sabesp, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil municipal e estadual, escolas e praticamente todas as secretarias municipais.
Jardim Arapuã e Jardim Santo Expedito são os bairros com maiores índices de densidade larvária e onde os agentes municipais farão visitas de porta em porta para oferecer orientações e realizando vistorias nas residências em busca de possíveis criadouros do mosquito.
“A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso desta ação. Junte-se a nós nesse esforço conjunto pela saúde pública no sábado, dia 2. Lembramos ainda que na segunda-feira, dia 4, a Prefeitura dará início ao Projeto Jales + Limpa, que percorrerá todos os bairros da cidade até o dia 19 de março, recolhendo entulhos, móveis velhos e possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue da frente das residências. As pessoas podem consultar o cronograma no site oficial e nas redes sociais da Prefeitura de Jales”, frisou o secretário municipal de Comunicação Social, Douglas Zílio,
JALES MAIS LIMPA
Porém, a ação mais agressiva começa nesta segunda-feira, dia 4. Trata-se de 4ª Edição do projeto Jales + Limpa, que também vai começar pelos bairros com maiores índices de densidades larvárias do município.
O intuito é o mesmo: eliminar recipientes que acumulem água e sirvam de criadouros do mosquito da dengue, além de móveis velhos, entulhos que servem de habitat para os escorpiões e outros bichos peçonhentos.
Como sempre, o material será por máquinas pás-carregadeiras e e caminhões, por isso, a Prefeitura de Jales orienta que a população deixe tudo nas ruas, em frente às casas e não nas calçadas, para que a máquina tenha acesso e possa efetuar a sua retirada.
A secretária de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante, apela que as pessoas colaborem porque somente com a parceira da população, o projeto vai repetir o sucesso das outras edições. “Pedimos que todos colaborem com a campanha e façam a limpeza de seus quintais para ajudar a controlar os insetos e animais que utilizam esses materiais como abrigo e criadouro de larvas, evitando as doenças que eles podem causar”.
“Estamos trabalhando para evitar uma epidemia de dengue com a união de forças de todas as secretarias. Esse foi um pedido feito pelo prefeito Luis Henrique e prontamente nos unimos para atender, porém a conscientização da população para conter a proliferação de criadouros do inseto é fundamental. Que todos possam fazer a sua parte mantendo seus quintais limpos e livres de água parada”, acrescentou a secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza.
A decisão de realizar o projeto num momento crítico para a proliferação do mosquito e consequente aumento de casos (fim do verão) foi do próprio prefeito Luis Henrique. “O Jales + Limpa retira toneladas de entulhos e de possíveis criadouros do mosquito da dengue e de outros animais peçonhentos de dentro dos quintais e residências das pessoas e esperamos que nesta quarta edição a adesão seja ainda maior. Uma cidade limpa contribui para uma melhor qualidade de vida de todos e evita a proliferação de vetores causadores de doenças, isso é de extrema importância neste início do ano”.
CRONOGRAMA
O cronograma do Jales + Limpa será divulgado semanalmente no site da Prefeitura (www.jales.sp.gov.br) e no Facebook e Instagram (facebook.com/prefeituradejales e @prefeituradejales).
No primeiro dia do projeto, 4 de março, segunda-feira, o mutirão será realizado nos bairros: Residencial Monte Líbano/Jacb I/ Jacb II/ Jardim Nova Jales/ Jardim Nova Jales II e Residencial Alvorada.
Na terça-feira, 5, os bairros Jardim Arapuã/ Cohab Arapuã/ Jardim Zafani/ Jardim Ipiranga/ Loteamento João Colodetti/ Cohab Pedro Nogueira/ Residencial Vila Mariana/ Residencial Maria Gabriela/ Jardim Santo Expedito /Jardim Euphly Jalles receberão as equipes do projeto.
Na quarta-feira, dia 6, os bairros contemplados serão 2: Chácara Subida Preta/ Residencial Duana/ Jardim Nossa Senhora Aparecida da Boa Vista/ Vila Maria/ Jardim Paulo VI/ Jardim Novo Mundo/ Jardim Brasilia/ Jardim Ana Cristina/ Jardim Samambaia/ Jardim Aclimação/ Jardim Estados Unidos/Parque Iindustrial II/ Parque Industrial III/ Jardim São Gabriel).
No dia 7, quinta-feira, será a vez dos bairros: Residencial Big Plaza/ Cohab Dercílio Joaquim de Carvalho/ Cohab Santo Hernandes Argentina/ Cohab Roque Viola/ Vila União/ Jardim Romero/ Residencial José Rodrigues).
Na sexta-feira, dia 8, serão atendidos os seguintes bairros: Jardim Paulista/ Vila Nossa Senhora Aparecida/ Jardim Paraíso/ São Judas Tadeu).
No dia 11, segunda-feira, as equipes do projeto estarão nos bairros: Jardim Pêgolo/ Jardim Pêgolo II/ Chácara Bandeirantes/ Jardim Elisa/ Chácara Alto do Marimbondo/ Chácara Bela Vista/ Vila Santa Isabel/ Jardim Primavera/ Jardim das Palmeiras/ Residencial São Lucas/ Jardim Pires de Andrade/ Alto do Ipê/ Vila Nascimento/ Vila Stafuzza/ Jardim Oiti/ Vila São José/ IV Centenário/ Vila Pinheiro/ Vila Norma/ Jardim Maria Paula/ Residencial Maria Silveira/ Jardim Bom Jesus/ Jardim Morumbi).
No dia 12, terça-feira, será a vez do Jardim América 1ª parte/ Jardim América 2ª parte/ Jardim América 3ª parte/ Jardim América 4ª parte/ Jardim Trianon).
No dia 13, quarta-feira, o projeto atenderá os bairros: Jardim Europa/ Loteamento Avenida/ Loteamento Fassa/ Vila Rodrigues/ Jardim Nova Vida/ Vila Micena/ Jardim Micena/ Vila Goldoni/ Vila Helizabeth/ Vila Santa Ines/ Vila Ines/ Jardim Castelo).
Na quinta-feira, dia 14, será a vez do Jardim São Jorge/ Jardim Brasil/ Jardim Guarani/ Jardim Eldorado/ Vila Talma/ Jardim Tangará/ Jardim Nova Iorque/ Jardim Soraia/ Residencial Paineiras/ Residencial Paineiras II/ Parque São Bernardo/ Jardim São Francisco de Assis/Cohab Honório Amadeu).
Na sexta-feira, dia 14, o Jardim Monterey/ Chácara Bairro do Aeroporto/ Jardim Municipal/ Cohab Renascer/ Jardim Tropical/ Cohab Nelzia Stelutte/ Jardim do Bosque/ Parque Industrial I/ Parque das Flores) recebem as equipes do Jales + Limpa.
Para encerrar, nos dias 18 e 19 de março, segunda e terça-feira, o mutirão passará pelas ruas do Centro da cidade.
Jales mobiliza força total para combater o Aedes
Date: