Quinta-feira, Janeiro 23, 2025

Azeite ultrapassa R$ 50,00 em supermercados de Jales

Date:

O preço do azeite tomou com louvor o lugar do preço do leite entre as maiores dores de cabeça do consumidor brasileiro. O jalesense já encontra o derivado da oliveira na modalidade extra-virgem, por mais de R$ 50,00 na maioria dos supermercados. Com raras exceções.

O Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), de 2023, foi divulgado, na quinta-feira (11/1), pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). O índice, que mede a inflação oficial do país, foi de 4,62%. O azeite de oliva é o oitavo subitem que mais subiu no período, chegando a 37,11%.

O motivo é a queda na produção europeia, o que encarece o produto ao redor do mundo. As dificuldades dos europeus devem se refletir na produção global, que deve cair 20% nesta safra 2022/23, para 2,7 milhões de toneladas, de acordo com dados do Conselho Oleícola Internacional (COI). Com produção limitada, a expectativa é que a Europa, também maior exportadora do produto, reduza as vendas externas neste novo período.

De acordo com a revista Exame, o preço médio do azeite de oliva subiu 25,62% no Brasil de janeiro a outubro de 2023, enquanto a inflação acumulada no mesmo período foi de 3,75%.

A safra global de 2022 foi a pior da história, com queda de 26%, comparada com o padrão histórico. A expectativa era de melhora em 2023, mas isso não se confirmou.

A dona de casa Andréia Cristina Prado reconhece o aumento e diz que a família tem buscado produtos mais baratos para substituir o da sua preferência. “Aqui em casa não pode faltar azeite extra-virgem, mas o preço tem ficado impossível e a gente tem que substituir o que costumava usar por um mais barato”.

O aumento dos preços do azeite de oliva se deve a vários fatores, incluindo mudanças climáticas, secas, pragas e custos industriais, de energia e de embalagens.

Além disso, a produção de azeite de oliva é um processo complexo e trabalhoso, que envolve a colheita e o processamento de grandes quantidades de azeitonas. É necessário cerca de 9 kg de azeitonas para produzir apenas 1 litro de azeite de oliva. O armazenamento e o transporte do azeite de oliva também requerem cuidados especiais, o que pode aumentar ainda mais os custos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Reforma da Catedral Diocesana começa em 2 de fevereiro

Celebrando o Jubileu de Ouro da Catedral de Jales...

Viaduto da Rua Dois vai ser inaugurado no dia 7 de janeiro

O segundo viaduto sobre a linha férrea em Jales...