Está na Pauta da Ordem do Dia da Sessão Ordinária da Câmara de Jales nesta segunda-feira, 7 de agosto, a Moção de Apoio Nº 55/2023 pela permanência da Vara do trabalho no município.
Segundo a proposta, que é assinada por todos os vereadores, a Vara do Trabalho de Jales tem sido de fundamental importância para a comunidade jalesense, garantindo o acesso à justiça trabalhista para os cidadãos locais e da região circunvizinha. Sua atuação tem sido essencial na resolução de conflitos trabalhistas, assegurando os direitos dos trabalhadores e contribuindo para o fortalecimento das relações laborais em nossa cidade.
Por isso, a possível retirada da Vara do Trabalho de Jales traria consequências graves para a população e para o sistema de justiça. A distância e a dificuldade de acesso a uma vara trabalhista mais distante prejudicariam os trabalhadores e empregadores locais, que dependeriam de deslocamentos longos e custosos para resolver suas demandas.
Ademais, a presença da Vara do Trabalho em Jales representa um importante fator de desenvolvimento econômico e social para o município, argumentam os vereadores. “A movimentação de processos trabalhistas impulsiona a economia local, envolvendo escritórios de advocacia, peritos, servidores públicos e outros profissionais ligados ao meio jurídico”.
“Diante disso, os vereadores da Câmara Municipal de Jales apelam às autoridades competentes para que considerem a relevância desse órgão para a nossa comunidade. Certos de que a permanência da Vara do Trabalho em Jales é essencial para a garantia da justiça social e para o fortalecimento das relações de trabalho em nossa região, solicitamos o apoio de todos os órgãos competentes e entidades envolvidas para a preservação dessa instituição imprescindível para a população jalesense”, pontuam.