Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, a Prefeitura de Jales está realizando a construção de uma nova ponte de concreto na zona rural e a instalação de 14 mata-burros em estradas rurais de Jales. Tudo isso vem de encontro ao trabalho de recuperação de 21 quilômetros de estradas na zona rural que já foi executado.
De acordo com o prefeito Luís Henrique Moreira, o objetivo é propiciar melhoria na trafegabilidade das estradas rurais municipais, proporcionar melhor escoamento da produção agrícola, dando maior eficiência e reduzindo a perda na qualidade dos alimentos durante o transporte, além de melhorar o deslocamento da população rural à cidade, garantindo o atendimento à saúde, transporte escolar, melhorando a qualidade de vida da população que vive nos locais beneficiados, além de fomentar o turismo rural.
“A ponte de concreto que está sendo construída na estrada JAL 434, localizada no Córrego do Ribeirão Lagoa, vai beneficiar mais de 200 produtores. As novas benfeitorias irão possibilitar uma maior segurança aos usuários das estradas, maior integração entre os bairros rurais e os outros pequenos municípios circunvizinhos, a melhora da trafegabilidade das estradas, acesso aos serviços de saúde e segurança pública, a passagem de ônibus escolares, mas principalmente acesso às pequenas propriedades produtivas para escoamento da produção melhorando a renda familiar e a qualidade de vida dos produtores familiares do município de Jales. Essa ponte é uma antiga reivindicação dos moradores, dos vereadores, em especial do João Zanetoni, e foi necessário que fizéssemos gestão em Brasília para conquistá-la”.
Graças à adesão de Jales ao Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável “Cidadania no Campo – Município Agro”, com o intuito de garantir a oferta sustentável de alimentos saudáveis aos consumidores e garantir aos produtores melhores condições de trafegabilidade nas estradas rurais, principalmente no que diz respeito ao escoamento da produção agrícola e na melhoria da qualidade de vida para o desenvolvimento rural sustentável, foi possível dar continuidade e realizar a instalação de mais 14 novos mata-burros de ferro, substituindo os de madeira que existiam nos locais e que estavam em péssimas condições de uso. “No final de 2021 substituímos doze mata-burros de madeira e agora são mais 14 que estão sendo instalados”, frisou a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Sandra Gigante.
O prefeito Luís Henrique Moreira disse que tudo isso vem de encontro com o projeto de recuperação das estradas rurais para dar a atenção que o homem do campo merece. “Essas ações realizadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente garantem não só o tráfego de pessoas com segurança e mais conforto, mas também o tráfego dos veículos que usam as vias para o escoamento da produção egressa de chácaras, sítios e fazendas localizados em nossa zona rural e o fácil acesso aos serviços de saúde, educação e ao comércio na zona urbana”.