Em resposta a um requerimento da Câmara Municipal, a Prefeitura de Jales, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, informou que não tem planos para implantar câmeras para fiscalizar as infrações de trânsito nos semáforos da cidade. De acordo com a administração, qualquer equipamento audiovisual para comprovar infração de trânsito deve ser regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ou homologados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A infração de trânsito deve ser referendada pela autoridade de trânsito ou seus agentes antes da emissão da notificação da autuação. As imagens do veículo devem ser georreferenciadas.
O requerimento questionou se a Prefeitura fez estudos para implantar câmeras de segurança nos semáforos para inibir as infrações de trânsito. De acordo com a proposta, as câmeras de segurança inibem infrações de trânsito.
Segundo a Prefeitura, no momento, não há estudos para a implantação de equipamento audiovisual de acordo com as normas do Contran e Senatran. Há um projeto da Delegacia Seccional de Polícia de Jales e do Conselho Comunitário de Segurança com a finalidade de instalar câmeras de segurança e uma central de recepção das imagens. Esse projeto poderia abranger aparelhos e equipamentos para comprovar infrações de trânsito, mas depende das possibilidades técnicas e custos para instalação e manutenção.
A Prefeitura informou que vai encaminhar a sugestão para a Delegacia de Jales.