Domingo, Novembro 24, 2024

Borboletário Municipal de Urânia inicia fase de visitação

Date:

A Prefeitura Municipal de Urânia responsável pelo Borboletário Municipal comunica que iniciou nesta quarta-feira (7), as atividades de visitação em caráter experimental. As visitações ao Borboletário ocorrerão de forma gratuita no período de quarta-feira a domingo, sendo das 9h às 11h e das 13h às 16h, conforme agendamento pelo site: www.borboletariodeurania.com.br.
O Borboletário Municipal de Urânia é o primeiro da Região Noroeste Paulista do Estado de São Paulo. O projeto surgiu em 2020, quando a arquiteta uraniense, Carolina Braga apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso ao prefeito Municipal, Márcio Arjol. Após a reunião, o prefeito junto a equipe de governo estudou a ideia e buscaram juntos outras informações para que o plano saísse do papel. 
Em outubro de 2021, foi anunciada pela atual Administração Municipal a construção do Borboletário com a entrega da obra prevista para o segundo semestre de 2022. Construído anexo ao Recinto de Exposições do município em parceria com a iniciativa privada, empresa H.B Nutrição Animal, que possui responsabilidade social e ambiental, o Borboletário de Urânia, foi inaugurado no dia 3 de dezembro de 2022.

O que é o Borboletário
O Borboletário Municipal de Urânia é um tipo de zoológico exclusivo para a criação de diversas espécies de borboletas e suas fases de vida. O Borboletário conta com várias espécies de borboletas, como Ascia monuste, Caligo Illioneus, Agraulis vanillae, Heraclides anchisiades, Dryas iulia, entre outras. 
O espaço serve como opção de lazer e também, para estudos e visitação técnica, onde os visitantes têm a possibilidade de conhecer sobre as fases de vida das borboletas, suas curiosidades, além de registrar belas fotos e ainda, ter contato com os insetos.
Em torno do Borboletário, o visitante tem acesso a um espaço criado para acolhimento, uma praça temática com letreiro, balanço personalizado, fonte, bela jardinagem e bancos para descanso, além de banheiros com acessibilidade. O ambiente conta ainda com uma lojinha de responsabilidade do Fundo Social de Solidariedade. Na Social Tur – A loja do Turista, o visitante encontra as mais lindas lembranças do turismo de Urânia, podendo ainda recarregar as energias na praça de alimentação localizada próximo do local, no Social Tur Container – O Pit Stop do Turista.
Agendamento e 
visitação
Para conhecer o local, a visitação é gratuita, porém, é necessário o agendamento prévio através do site www.borboletariodeurania.com.br
A visita é realizada com o acompanhamento de um responsável que explica sobre o funcionamento do local, as fases da vida das borboletas e a importância delas na natureza. No jardim, o visitante encontra ainda, placas detalhadas com a explicação sobre todo o ciclo de vida de cada uma das espécies de borboletas, placas de identificação das espécies de plantas que adornam o Borboletário, além de outras placas com recomendações e curiosidades.
O Borboletário de Urânia possui também um importante laboratório, conhecido como Casa de Criação. Uma bióloga é responsável por acompanhar todos os ciclos da borboleta.
Para o prefeito Municipal, Márcio Arjol o Borboletário é um atrativo consolidado que possibilitará experiências únicas aos visitantes. “Estamos felizes por mais uma obra entregue. Um espaço que garantirá lazer para a família uraniense e também para quem passar por aqui. O Borboletário servirá como opção de lazer e também para estudos e visitação técnica, onde os visitantes têm a possibilidade de conhecer sobre as fases de vida das borboletas, mais um atrativo de experiências em nosso município”, destacou o prefeito.
O responsável pelo Turismo no município, Anderson Chapichi lembra ainda que o público poderá a partir do dia 10 de dezembro conhecer o Borboletário de Urânia. “O Borboletário Municipal iniciou suas atividades em caráter experimental no dia 7 de dezembro, onde recebeu os alunos das escolas municipais. Na quinta-feira (8), devido ao Feriado Municipal, o Borboletário não estará atendendo. Na sexta-feira (9), o atendimento será realizado aos alunos do Projeto Sonho Meu e nos dias 10 e 11, portanto, sábado e domingo, o local estará recebendo os visitantes no período entre 9h às 11h e 13h às 16h. A partir do dia 14, o atendimento será apenas em formato de agendamento, através do site do Borboletário”, pontuou Anderson.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS