O vereador Ricardo Gouveia, apresentou uma indicação ao Poder Executivo, pedindo a criação do programa “Bueiro Inteligente”, um equipamento a ser instalado nos bueiros e bocas de lobo para retenção de material sólido e redução dos alagamentos. O programa seria adotado nos novos loteamentos aprovados no município como forma de prevenção de enchentes, alagamentos e outros desastres naturais. Junto à indicação, o parlamentar anexou um anteprojeto de lei descrevendo o programa.
A legislação não permite que os vereadores criem despesas para o município, por isso, a necessidade de sugerir um esboço de projeto para que o Executivo envie para apreciação dos vereadores.
De acordo com a sugestão, o programa consiste na instalação de caixa coletora visando à retenção de material sólido nos bueiros e bocas de lobo, sem obstrução da passagem de água, uma espécie de bueiro ecológico, também conhecidos como “bueiros inteligentes”.
Esse sistema, ainda segundo o vereador, pode contribuir na redução da obstrução dos bueiros e colaborar com o trabalho de limpeza urbana, além de ser uma das soluções preventivas de problemas futuros, mas ressaltamos que ele deve ser aliado ao trabalho de campanha de educação popular para o armazenamento adequado do lixo.
Gouveia justificou a indicação, afirmando que esses recipientes possuem um mecanismo que impede a invasão de lixo ou detritos sólidos, evitando que a sujeira penetre nos bueiros e provoque o entupimento.
“Essa proposição visa preservar o meio ambiente, contribuir com a diminuição dos alagamentos, facilitar o fluxo de água, preservar a saúde, cuidar de nossa cidade, bem como dos nossos cidadãos, pois diversas doenças poder ser ocasionadas em virtude de alagamentos”.