Após concluir recentemente as obras de reforma e adequações na ESF (Estratégia de Saúde da Família) Dr. Luis Ernesto Sandi Mori, localizada no bairro Jacb e na ESF Dr. Getúlio de Carvalho, no Jardim Arapuã, a Prefeitura de Jales iniciou e está dando andamento na reforma de mais duas unidades de saúde do município, a ESF Setuo Suetugo, no Jardim São Jorge e na ESF Dr. Shiguero Kitayama, no Roque Viola.
O objetivo é garantir melhorias nos atendimentos, segurança, conforto e acolhimento aos pacientes. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a ESF Dr. Luis Ernesto Sandi Mori foi a primeira a receber melhorias em sua estrutura.
Quando a Prefeitura iniciou as obras de reforma nas unidades de saúde, o prefeito Luís Henrique Moreira, a secretária de Saúde Nilva Gomes e servidores da Prefeitura acompanharam de perto o trabalho para conferir os serviços e aproveitaram a oportunidade para conversar com pacientes e profissionais da saúde que atendem no local.
As ESFs já reformadas e as que estão com obras em andamento estão sendo contempladas com pintura interna e externa, reparos nos telhados para corrigir problemas de infiltração, melhorias dos sistemas elétricos e hidráulicos, manutenção e reparos no piso interno (nas unidades em que a melhoria é necessária) e pintura de calçadas (quando necessário).
Também ganharão melhorias a ESF Honório Amadeu (Uniamérica), a ESF Dr. José Cicero Fontes Xavier (Rural), a ESF Leonísio Gambeiro (Jardim Oiti) e a ESF Ozil Joaquim Rezende (Jardim Municipal). A ESF Francisco Xavier Rego, no Jardim Paraíso, será reformada assim que o processo licitatório for concluído.
De acordo com a secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, por conta do período de reformas, alguns transtornos podem acontecer, no entanto, a população não deixará de ser atendida. “Para não prejudicarmos os atendimentos, em algumas unidades vamos ter que readequar o horário de atendimento e, em outras, vamos ter que transferir o atendimento para a unidade mais próxima. No caso da unidade do Roque Viola, o atendimento foi transferido para o antigo Covidário, na Avenida da Integração, ao lado da ESF Honório Amadeu. Pedimos a compreensão da população que vai ter um espaço de atendimento mais acolhedor e seguro”.
O prefeito Luís Henrique lembrou que, além das reformas das unidades básicas de saúde, em breve, será iniciada a construção de duas novas unidades de saúde em Jales. “Vamos dar início a construção de duas amplas e modernas unidades de saúde, uma no Jardim Oiti e outra no Jardim São Gabriel para atender a população daquelas regiões. O nosso objetivo é garantir mais conforto, agilidade, acolhimento e humanização nos atendimentos, sempre pensando na saúde, bem-estar e qualidade de vida dos jalesenses”.