Uma semana inédita voltada à juventude de Jales foi realizada de 9 a 13 de agosto pela Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude. A abertura oficial aconteceu na terça-feira, dia 9, e contou com uma grande personalidade do atletismo, o medalhista olímpico, Claudinei Quirino da Silva que falou ao grande público sobre o tema “Não Nasci Campeão”.
Na manhã da quarta-feira, dia 10, foi realizada uma palestra de noções básicas de primeiros socorros com o cabo PM Marcos, para servidores municipais. No período noturno, jovens lotaram a Câmara Municipal para prestigiar a palestra “Juventude: Empreendedorismo e Inovação” com o consultor de negócios do Sebrae, Guilherme Lui.
Na quinta-feira, dia 11, a apresentação artística “Sem Rótulo”, do Grupo Laboratório de Ideias foi realizada na Praça Dr. Euphly Jalles e contagiou o público presente com o melhor da cultura Hip Hop comandada pelo DJ Bboy Ricka Back Spin, de São José do Rio Preto, e pelo coreógrafo e fotógrafo GG-one Bérgamo.
Na sexta-feira, dia 12, o educador físico da Prefeitura de Jales, professor Idair Lopes Neto ministrou palestra com o tema “Atividade Física: Forte Aliada na Prevenção de Doenças” e fez o lançamento do Programa Avaliação Diagnóstica Juvenil, também na Câmara Municipal.
Para encerrar a programação, no sábado, dia 13, na quadra Pântano, localizada na Rua Novo Horizonte, no Jardim Arapuã, Manobras de Combate ao Sedentarismo foram realizadas com a participação de skatistas de Jales de várias idades. Uma equipe de técnicos em enfermagem da ETEC Dr. José Luis Viana Coutinho também esteve presente no evento que ainda contou com diversas premiações.
De acordo com o secretário de Esportes e Juventude, Wilter Guerzoni, a 1ª Semana da Juventude de Jales cumpriu o seu objetivo de incentivar o protagonismo juvenil, a participação política, esportiva, cultural e social dos jovens, além de debater temas importantes, despertando nos jovens a importância de desenvolverem ações voltadas para o coletivo. “Que os campos semeados possam gerar bons frutos. Minha gratidão à minha equipe e a todos que participaram e contribuíram com esses dias tão especiais”, disse Guerzoni.
Segundo o prefeito Luís Henrique, foram dias bastante produtivos de aprendizagem, histórias de superação, empreendedorismo, saúde, esporte e entretenimento voltados especialmente à juventude jalesense. “Que essa semana possa ser a primeira de muitas e que nossos jovens tenham sempre voz participativa em nossa gestão. Em breve, teremos a Casa da Juventude, um espaço exclusivo voltado ao público juvenil. Uma cidade que valoriza, prioriza e tem políticas para os jovens, é uma cidade que pensa no futuro. Um futuro mais inclusivo, mais humano e com mais oportunidades”, comemorou Luís Henrique.
A 1ª Semana da Juventude de Jales contou com a coparticipação das Secretarias Municipais de Comunicação, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Educação e Saúde. A realização também teve o apoio da Unijales, APAE de Jales, SEBRAE/SP, Polícia Civil, Diretoria de Ensino – Região de Jales, Corpo de Bombeiros Jales e IREL (Inspetoria Regional de Esportes e Lazer) de Jales.