A semana do feriado da independência não foi fácil para os jalesenses. O calor intenso chegou a 40,1ºC na terça-feira, 7 de setembro. A falta de umidade, que caiu a 11%, piorou ainda mais a situação. As informações são do CIAGRO (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas).
Foi a primeira vez neste ano que os termômetros romperam a barreira dos 40ºC, mas a temperatura já estava alta nos dias anteriores. A elevação começou no sábado, quando os termômetros do CIAGRO registraram 37,3ºC com 11% de umidade relativa do ar. No domingo, a temperatura subiu a 38,4ºC e a umidade foi a 14,7%. Na segunda, a temperatura foi de 38,9ºC e a umidade ficou em 17,4%. Na terça-feira alcançou o ápice, chegando a 40,1ºC com umidade em 12,1%.
A amplitude térmica também foi um ponto de desconforto nessa semana. Entre sábado (mínima de 14,4ºC e máxima de 35,7ºC) e a terça-feira (mínima de 20,1ºC e máxima de 40,1ºC), a temperatura máxima foi maior que o dobro da mínima.
Depois disso, começou a cair lentamente, descendo a 39,8ºC com umidade em 13,3% na quarta-feira. Mas foi entre quinta e sexta que teve a maior queda: 28,1ºC. A umidade também colaborou para melhoria das condições, subindo a mínima de 52,7% e máxima de 100%. Durante a madrugada foi registrado chuvisco e de manhã uma brisa fria foi sentida em alguns pontos da cidade. O pluviômetro do CIAGRO registrou 0,254 mm, quantidade quase imperceptível, mas suficiente para criar esperança de que o período seco está próximo do fim. Havia previsão de pancadas de chuva neste sábado, 11, mas a temperatura ficou na casa dos 31ºC.
PREVISÃO
Infelizmente, a previsão do Climatempo indica que as temperaturas mais amenas são apenas uma curta trégua que não passa deste domingo e volta a elevar o calor durante a próxima semana.
Neste domingo, o calor deve passar de 35ºC, chegando a 39ºC na segunda e permanecendo próximo disso nos dias seguintes. Não há previsão de chuva.