A Elektro iniciou o estudo dos bairros do município de Jales que receberão o sistema de automação inteligente de redes (AIR). Pioneira no país, a tecnologia beneficiará mais de 50 mil pessoas na cidade. A concessionária irá investir mais de R$ 2 milhões neste processo de inovação.
Segundo nota divulgada pela empresa, em maio, começam a ser instalados 15 equipamentos que evitarão a interrupção de energia, no caso dos chamados “defeitos temporários”, quando, por exemplo, galhos de árvores encostam na fiação e, depois, caem. “Um restabelecimento que antes levaria cerca de uma hora e meia – entre identificação e religamento por uma equipe técnica – levará apenas 80 segundos para ser automaticamente religado”, garante a empresa.
A empresa garante que o novo sistema de automação irá abranger praticamente toda a área urbana de Jales melhorando a confiabilidade e garantindo que o Centro de Operações da Elektro, localizado em Campinas, tenha a informação com mais agilidade e robustez. “Quando uma árvore cai em cima da rede elétrica, por exemplo, e interrompe a energia, o sistema AIR (Automação Inteligente de Redes) já identifica o ponto onde houve a interrupção e, sempre que possível, religa automaticamente, isolando o problema e reduzindo o número de clientes desligados”, diz a nota.
Neste processo de automação, a distribuidora informa que também realizará a instalação de um novo alimentador, desta forma, aumentando a confiabilidade do sistema e continuidade do fornecimento.