Afastar a tristeza, o desânimo, amenizar a dor e o sofrimento de quem está enfrentando o câncer, além de resgatar boas lembranças. Este é o objetivo do grupo de voluntários do projeto Violada 5 Estrelas, que usa a música para alegrar os pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital de Câncer de Barretos – Unidade III Jales.
Há 10 meses que os integrantes do grupo dedicam um horário, sempre às sextas-feiras, para a realização do trabalho voluntário. A “Violada 5 Estrelas” sempre passa pelo o ambulatório, oncologia clínica e recepção principal. O Hcâncer recebe aproximadamente 1.100 pacientes por dia. Eles realizam tratamento na unidade e recebem atendimento humanizado no conhecido “Hospital do Amor”.
Músicas como “Chalana”, interpretada por Almir Sater, “Estrada da Vida”, por Milionário e José Rico e “Cuitelinho” por Pena Branca e Xavantinho são alguns dos hits sertanejos que fazem parte do repertório do grupo.
Além do resultado positivo do projeto, visível no semblante dos pacientes, o trabalho do grupo vai muito além. Eles também realizam shows beneficentes que revertem toda sua arrecadação em prol de várias entidades da cidade. O hospital, já foi uma das entidades contempladas, em setembro de 2014 e virou fonte de matéria para a TV Tem, emissora afiliada da Rede Globo.
Um dos mentores da Violada 5 Estrelas, o empresário e também provedor da Santa Casa de Jales, Junior Ferreira, falou sobre a satisfação de levar alegria aos pacientes do HC. “É imensurável a alegria de todos os integrantes da Violada 5 Estrelas em pode alegrar, através da música, os pacientes que enfrentam diariamente a batalha tão pesada contra o câncer, uma doença que abala física e emocionalmente os que são acometidos pela enfermidade. É gratificante e nos motiva cada vez mais ver o sorriso no rosto dessas pessoas todas as vezes que uma música é cantada em um dos setores do hospital”, finalizou.