Feitas justamente para escoar água da chuva e evitar alagamentos e acidentes, as “bocas de lobo” construídas em diversas ruas da cidade tem causado dores de cabeça na população. O assunto chegou a virar tema de requerimento apresentado pelos vereadores Gilberto Alexandre de Moraes, o Gilbertão, Jesus Martins Batista, Luís Fernando Rosalino, Pérola Fonseca Cardoso e Júnior Rodrigues durante a última Sessão Ordinária no dia 14.
Entupidas e, principalmente com as tampas quebradas, as bocas de lobo se transformam em armadilhas para os pedestres, uma situação que, segundo os vereadores, pode ser evitada com a simples manutenção realizada pela prefeitura e que não está sendo feita e também com a conscientização da comunidade.
De acordo com o requerimento apresentado pelos cinco vereadores, “por toda a cidade muitas bocas de lobo estão com as tampas quebradas, o que oferece risco eminente de acidentes, além de vários outros transtornos, bem como o fato de que as tampas quebradas também facilitam o entupimento das galerias”.
Moradores da Rua Cacique e da Rua Rubião Meira, no Jardim Paraíso, reclamaram que diversas tampas de boca de lobo estão em situação precária. “É um absurdo que uma simples tampa não possa ser substituída. Uma tampa quebrada pode causar sérios acidentes envolvendo os pedestres que passam por aqui e podem cair e se machucar”, disse um morador. A equipe de reportagem também conversou com moradores do Conjunto Habitacional Dercílio Joaquim de Carvalho que também reclamaram de problemas semelhantes ao do Jardim Paraíso.
Na Rua Iugoslávia, uma boca de lobo com a tampa completamente destruída, preocupa moradores. “Há algum tempo essa tampa está quebrada com risco de causar um acidente. Aliás, pode ser um grave acidente, porque uma criança pode passar por perto e cair, literalmente ‘na boca do lobo’. Esse tipo de problema também pode contribuir para causar alagamentos”, ressaltou.
Recentemente pavimentada, na Marginal Ayrton Senna, no Distrito Industrial II, também foram construídas bocas de lobo, porém até hoje estão sem grades de proteção, fato que também pode causar graves acidentes.
“Queremos saber se a prefeitura tem algum plano de ação para proceder a troca das tampas quebradas das bocas de lobo por todas as regiões da cidade, bem como sobre a realização de limpeza e desentupimento das mesmas. A boca de lobo sem grade na Marginal Ayrton Senna, por exemplo, pode causar um grave acidente, já que crianças e adolescentes que moram nas proximidades do Lar do Velhinhos passam por aquele local”, disse o vereador Gilbertão.
Após o recebimento dos requerimentos, o Poder Executivo conta com o prazo de 15 dias úteis para enviar as respostas ao Poder Legislativo. Os requerimentos, bem como as suas respectivas respostas são disponibilizadas à toda a população no site oficial do Poder Legislativo de Jales, que pode ser acessado pelo endereço www.jales.sp.leg.br.