O vereador Luís Especiato solicitou informações à Prefeitura, por meio do Requerimento nº 30/2025, sobre a retirada dos redutores de velocidade que permaneceram em toda extensão da Avenida Paulo Marcondes, mesmo após a instalação de faixas elevadas de pedestres. A propositura foi aprovada por unanimidade na 1814ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales.
“Os redutores de velocidade com a faixa elevada são excelentes. Têm duas funções: permitem ao pedestre atravessar pela faixa e reduzem a velocidade [de veículos]. Mas ali tem os quebra-molas. Para quem não conhece a via, o motorista sai de uma faixa elevada e já pega o redutor de velocidade da frente, sendo que já está saindo embalado. Então a solicitação [por meio do Requerimento] é para saber se serão mantidos ou retirados, e por quê”, explicou Especiato na Sessão.
O vereador Vanderley Vieira dos Santos comentou que já havia feito um Requerimento sobre a retirada dos quebra-molas. “A resposta sempre é ‘a empresa foi notificada e vai retirar’. É a tal da licitação da empresa de uma carrinhola só: não tem equipamento para tirar. A Secretaria de Obras, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente tem que pedir urgentemente para que a empresa que fez a pista de caminhada na Avenida Paulo Marcondes retire os quebra-molas”, ressaltou o parlamentar.
Por sua vez, o edil Rivelino Rodrigues acrescentou outro ponto à discussão. “Próximo ao Recinto de Exposições da Expo Jales, de frente para a empresa Trans Fuga, o asfalto não tem condições ali. Tem que retirar pelo menos uns 150 metros de pavimentação, retirar a terra, refazer a compactação e aplicar novamente o asfalto. Tem buracos enormes em vários pontos isolados. E aqueles quebra-molas teriam que ser retirados no mesmo dia [em que foram feitas obras das faixas elevadas]”, declarou.
Vereador questiona permanência de quebra-molas em avenida, mesmo após a instalação de faixas elevadas de pedestres
Date: