Na Sessão Ordinária do dia 3 de abril, o vereador Luiz Henrique Viotto (PP), o Macetão apresentou requerimento solicitando informações a respeito de prédios públicos desocupados. O representante do Poder Legislativo alega que diversos prédios que pertencem ao município estão inutilizados.
Macetão citou imóveis que já abrigaram as creches dos bairros São Judas Tadeu e São Jorge, a incubadora de empresas no JACB e um prédio novo da Rua da Constituição, no Jardim Romero. O vereador questionou a Prefeitura sobre qual será o destino dos imóveis citados e se há a possibilidade desses prédios abrigarem órgãos públicos, atualmente instalados em imóveis alugados.
Na edição de A Tribuna publicada no último dia 26 de março, um dos prédios citados por Macetão foi destaque da matéria de capa do jornal, intitulada “Prefeitura quer instalar unidade do Ganha Tempo em Jales”. A incubadora mencionada por Viotto em seu requerimento, refere-se ao Centro de Economia Solidária “Fioravante Boldrin”, na Avenida da Integração, próximo ao SAMU, que poderá abrigar uma espécie de versão municipal do Poupatempo. Vinculada ao gabinete do prefeito, a instituição municipal, além dos serviços municipais, também coloca à disposição do cidadão, mediante convênios e parcerias firmadas entre a Administração Municipal, Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e outros órgãos de atendimento público, serviços de âmbito extramunicipal de entidades civis.
A equipe do jornal entrevistou o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana, Niltinho Suetugo, a diretora técnica da unidade Jales do Detran-SP, Amanda de Fátima Couto e o prefeito Flávio Prandi Franco (DEM), o Flá, que confirmaram o desejo de instalar o Ganha Tempo naquele local. “É um local amplo, bem localizado, de fácil acesso, que daria para acomodar diversos órgãos de atendimento como por exemplo, o Procon, Detran, unidade da Polícia Federal para emissão de passaportes e os órgãos atrelados à facilitação de emissão de outros documentos”, disse Niltinho. A deputada Analice Fernandes anunciou a destinação de R$ 300 mil para a unidade jalesense do Ganha Tempo após a publicação da matéria em A Tribuna.
O Requerimento, aprovado por unanimidade, foi encaminhado para a Prefeitura, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).