Pelo menos uma moradora precisou buscar atendimento médico na Santa Casa , por volta de 20 horas da última segunda-feira,30, depois de se sentir mal em decorrência de um vazamento de amônia em um frigorífico. A ocorrência mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil em Jales.
A situação forçou famílias a deixarem suas casas e aguardarem do lado de fora por orientação da Defesa Civil, para que evitassem problemas respiratórios. A mulher atendida na Santa Casa recebeu medicação e foi liberada.
O gás foi dissipado e o vazamento controlado ainda na mesma noite de segunda-feira pelas corporações.
Técnicos fizeram a vistoria na empresa avaliando as causas do acidente e possíveis consequências ambientais, para decidir pelas ações administrativas cabíveis.
Em nota, o frigorífico disse que o colaborador responsável pelo turno percebeu o vazamento de amônia em um dos compressores da unidade e acionou a segurança. A empresa ainda informou que foi realizada a pulverização de água com a utilização de hidrante e mangueira de bombeiro ao redor da sala de máquinas e dependências.
A empresa disse que foi um pequeno vazamento de amônia, que não colocava em risco à integridade física dos colaboradores, pois a empresa não estava em atividade, bem como a quantidade da substância vazada e condições do ambiente não causariam risco à saúde das pessoas que residem nas proximidades.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Frigorífico Boi Mix Ltda localizado na cidade de Jales-SP informa que no dia 30/09/2024 por volta das 18:45 horas, o colaborador responsável pelo turno detectou um pequeno vazamento de amônia, sendo que imediatamente foram realizadas as medidas necessárias e o vazamento foi rapidamente contido. Após a contenção do vazamento, ficou constatado que a junta do equipamento compressor se deslocou o que causou a passagem de uma pequena quantidade de amônia, que já foi reparado. Durante os procedimentos adotados foi realizada a comunicação ao Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e a CETESB. A CETESB e a Vigilância Sanitária estiveram na empresa para realizar a inspeção do local, sendo constatada a regularidade dos equipamentos da sala de máquinas. O frigorífico informa que o pequeno vazamento de amônia ocorreu no período noturno, não expondo em risco à saúde e a segurança dos colaboradores, pois a empresa não estava em atividade no momento. Ainda, vem esclarecer que apenas no dia seguinte teve conhecimento através da imprensa televisionada que uma pessoa, moradora do bairro próximo ao frigorífico tenha passado mal, necessitando de atendimento médico e que felizmente foi liberada no mesmo dia. O Boi Mix adota todas as medidas administrativas e de engenharia para a prevenção e detecção de vazamento de amônia, contendo o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) e mantém o Plano de Ação de Emergências (PAE), com a metodologia de aplicações de ações preventivas e a garantia de uma resposta eficaz em todas as situações operacionais emergenciais, cumprindo todas as Normas de Segurança e Medicina do Trabalho. Esclarece que as máquinas e equipamentos do frigorífico recebem a devida manutenção e revisão. Ainda, com o intuito de tranquilizar os moradores dos bairros próximos ao frigorífico, vem este informar que atende a exigência da norma técnica da CETESB quanto ao raio de distância de referência que deve existir do sistema de amônia e as residências das pessoas que moram perto, não colocando em perigo a população de interesse. O Boi Mix lamenta o ocorrido e reafirma seu compromisso com a segurança e a saúde de seus colaboradores e população de interesse, cumprindo rigorosamente todos os protocolos em conformidade com as orientações técnicas, estando dedicado a garantir um ambiente de trabalho seguro e a tomar todas as medidas necessárias para prevenir futuros incidentes. Atenciosamente. Frigorífico Boi Mix Ltda .
Vazamento de produto químico no frigorífico mobiliza Bombeiros e Defesa Civil
Date: