Domingo, Novembro 24, 2024

Usuários reclamam de falta de medicamentos nos postos de saúde de Jales

Date:

O jornal A Tribuna foi procurado, durante a semana, por usuários do sistema municipal de saúde, que estão reclamando da falta de medicamentos e materiais de enfermagem nas farmácias dos postos de saúde do município, principalmente os relativos ao tratamento do diabetes. “Eu fui até o posto do meu bairro em busca de fita reagente para medição da glicemia, mas fui informado de que o material estava em falta. Tentei conseguir a fita na farmácia do Núcleo Central, mas lá também não tinha”, reclamou um usuário. Ele não foi o único a reclamar. Uma leitora do jornal declarou que “eu estive em pelo menos três postinhos procurando fralda geriátrica para o meu pai, mas não encontrei em nenhum deles”.

Um funcionário da Secretaria Municipal de Saúde confirmou a falta de alguns medicamentos e materiais. “Nós não tivemos conhecimento de nenhuma reclamação oficial, mas temos ciência de que, realmente, existem alguns itens em falta e que as pessoas reclamam informalmente no balcão”, declarou o servidor. Ele garantiu, no entanto, que a Secretaria já está providenciando algumas licitações para a compra de medicamentos e insumos. “A falta de fralda geriátrica, por exemplo, já foi resolvida nesta semana e o produto já pode ser encontrado nas nossas farmácias”.

Ele explicou, ainda, que os medicamentos em falta deverão ser adquiridos em breve e disponibilizados aos usuários. “Nós já encaminhamos alguns pedidos para o setor de licitações e nos próximos dias os problemas deverão estar resolvidos. Tivemos algumas dificuldades para conseguir os orçamentos que embasam a licitação, mas agora já está tudo resolvido. Além disso, tivemos que priorizar o atendimento de cerca de 40 pessoas que recorreram à Justiça para conseguir medicamentos”. 

A farmacêutica responsável, Suzy Kelly Barros Botton, disse a mesma coisa e explicou que uma das licitações abertas para compra de insumos foi alvo de impugnação por parte de uma empresa junto ao Tribunal de Contas. “Infelizmente, isso causou um atraso na licitação, mas nós já fizemos o que foi solicitado pelo Tribunal de Contas e o pregão vai ser realizado até o final deste mês”.   

De seu lado, o responsável pelo setor de licitações, Renocler Marques de Oliveira, confirmou que já foram programados pelo menos dois pregões para aquisição de medicamentos e materiais de enfermagem. “O pregão para compra de fita reagente, seringa para insulina, bolsa de ostomia e outros insumos está marcado para o dia 28 de abril. E nós já temos outro pregão marcado para o dia 05 de maio, também para aquisição de materiais de enfermagem”, ressaltou Renocler.

Medicamentos para diabetes e hipertensão podem ser encontrados na Farmácia Popular

          As reclamações mais frequentes sobre a falta de medicamentos nas farmácias dos postos de saúde de Jales dizem respeito a doenças como diabetes e hipertensão, mas essas reclamações poderiam diminuir se as pessoas que fazem uso desses medicamentos procurassem a rede de Farmácia Popular com a receita do médico e o CPF. Segundo explicou Cláudio Mota, da Secretaria Municipal de Saúde, muitos desses medicamentos podem ser obtidos gratuitamente nas farmácias populares credenciadas pelo Ministério da Saúde. “Talvez esteja faltando um pouco mais de divulgação, mas, no caso da diabetes e da hipertensão, as pessoas podem encontrar medicamentos de graça, ou então pagar apenas alguns centavos por eles na rede de Farmácia Popular”.      

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS