O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), órgão ligado ao Ministério da Agricultura emitiu um alerta iniciando às 10h30 de segunda-feira (07/08/2023) sobre os baixos índices de umidade relativa do ar, variando entre 20% e 12%. Há riscos de incêndios florestais e à saúde humana, aumentando as chances de problemas respiratórios e ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Independente da estação, da localização ou do ambiente em que se está, o nível de umidade considerado seguro para seres humanos, animais e plantas continua sendo o mesmo. O índice de umidade relativa (UR) ideal para todos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é entre 50%-60%.
Na tarde de segunda-feira, a umidade caiu a 20% e a temperatura chegou a 35ºC. Segundo o órgão, uma massa de ar seco predomina sobre o estado de São Paulo nesta semana, mantendo a condição de tempo estável, com céu claro a poucas nuvens, sem previsão de chuva e com temperaturas elevadas.
Na quinta-feira, 10, o Ciagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) registrou 35,5ºC com umidade do ar em 18,2%, em Jales. A condição, segundo os médicos, é de alerta, inclusive para o elevado risco de queimadas.
Na mesma data, o Ciagro também registrou 14,7% de umidade do ar em Araçatuba com temperatura em 34,4ºC. Em Aparecida d’Oeste termômetros marcando 36,6ºC, mas a umidade ligeiramente mais confortável, na casa dos 23,9%. Condição semelhante a da registrada em Dirce Reis (36,8ºC e 24%); Estrela d’Oeste (35,5ºC e 26,4%) e Fernandópolis (34,8ºC e 22,4%)
Segundo o site Notícias Agrícolas, o Brasil está vivendo dois extremos nas temperaturas: Enquanto o Centro-Norte e boa parte do Sudeste do país continua pegando fogo com as máximas elevadas em pleno inverno, a passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil derruba as temperaturas nos três estados.
A Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp de Ilha Solteira, que mantém estações meteorológicas em toda a região, registrou 36ºC na quinta-feira,10, em Paranapuã, com umidade de 26,7% e ventos de 24,2km/hora.
De acordo com o Inmet, na quinta-feira, a umidade mais baixa do país foi registrada em Bom Jesus do Piauí-PI e Primavera do leste-MT, onde os instrumentos marcaram 12%. Em Cuiabá-MT, a umidade era uma pouco maior, 13%.
Segundo o site Climatempo, a condição continua sem alterações na próxima semana, com a umidade caindo ainda mais e chegando a 15%, com temperaturas em torno de 35ºC.