Produtores rurais de Urânia participaram de uma noite gastronômica na noite de quarta-feira, 08 de novembro. Trata-se de uma aula do 9º módulo do Programa de Turismo Rural, denominado “Festival Gastronômico”.
A atividade aconteceu no barracão da Associação do Jataí e contou com a presença dos 20 participantes do programa que valorizaram suas matérias-primas e prepararam um jantar com delícias típicas do campo e sobremesas de dar água na boca.
O Programa Turismo Rural é oferecido, gratuitamente, pelo SENAR- SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com a FETAESP (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jales e Prefeitura de Urânia aos agricultores do município.
Iniciado no dia 18 de fevereiro, o curso se estendeu durante todo o ano e será encerrado no mês de dezembro. Segundo o instrutor Antônio Carlos Covolam, o programa proporciona ao aluno um novo olhar para a sua propriedade rural, fortalecendo o que já existe no campo.
Para Sandra Gigante, coordenadora do Senar e Fetaesp, trata-se de capacitação especializada na área e de conteúdo prático e objetivo para os produtores e suas famílias para que possam agregar valor à propriedade rural.
De acordo com os alunos, a oportunidade foi um divisor de águas. Através do curso, agricultores resolveram colocar em prática o aprendizado abrindo as portas das suas propriedades para o turismo rural.
Luciano Teodoro, do Recanto das Uvas, no Córrego Cumprido, abriu seu sítio para visitação e teve bons resultados. Ele que trabalho no ramo há 25 anos mandando sua produção para o Sul do país, no próximo ano, quer investir ainda mais no turismo rural antecipando o início do período de visitação. Weber Boraschi Pereira, do Vale das Vitórias, é outro participante que se mostrou animado com as explicações e conhecimentos repassados durante a qualificação. Para ele, o aprendizado foi fundamental para expandir os negócios e agregar o verdadeiro valor ao produto. “Abrimos nossa propriedade para visitas e recebemos turistas de vários estados. Muita gente se deslocou de outras cidades para conhecer nossas uvas sem sementes”.
De acordo com o secretário de Agricultura, Anderson Chapichi, o curso está sendo realizado pela primeira vez no município e 100% gratuito. “Ótima oportunidade para os produtores rurais que merecem ser valorizados. Conhecimento que vai beneficiar e melhorar a vida das pessoas” finalizou.