Prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de Câmaras, vereadores e servidores públicos representantes dos 43 municípios jurisdicionados à Unidade Regional do TCE em Fernandópolis, estiveram presentes na quinta-feira (06), na Câmara Municipal de Jales para participar do 19° Ciclo de Debates promovido pelo Tribunal de Contas do Estado, cujo objetivo é orientar e debater com os gestores e lideranças políticas as boas práticas da administração pública e a correta prestação de contas dos recursos públicos.
Participaram da abertura da mesa diretora dos trabalhos o presidente da Câmara, Nivaldo Batista de Oliveira, o Tiquinho, o prefeito Pedro Callado e a conselheira-presidente do TCE, Cristiana Castro Moraes. Esse foi o décimo-primeiro encontro do Ciclo de Debates realizado neste ano. De acordo com o calendário do TCE, o órgão deverá realizar 21 encontros desse tipo em 2015. O prefeito Pedro Callado agradeceu a presença dos representantes dos municípios da região, que lotaram a Câmara e saudou a iniciativa do TCE em vir ao encontro dos gestores municipais com o objetivo de esclarecer dúvidas e passar orientações.
A presidente do TCE, conselheira Cristiana Castro Moraes destacou que “o Tribunal de Contas, com esse trabalho, vai além de suas prerrogativas de fiscalizar os entes dos municípios e Estado”. Para ela, “o TCE deve ter essa função pedagógica para orientar e prestar informações sobre as boas normas que regem a administração, com foco para a boa aplicação e destinação dos recursos públicos”.
O presidente da Câmara, Tiquinho, ressaltou que “essa aproximação do Tribunal com os municípios traz inúmeros benefícios, principalmente para os gestores municipais”. Tiquinho destacou, ainda, que “para nós, de Jales, foi uma honra sediar esse encontro pois um evento que reúne representantes de 43 municípios em nossa cidade só reforça a nossa condição de centro de região. Jales, realmente, é uma referência regional”.
Durante o encontro, técnicos do TCE apresentaram palestras sobre temas importantes como o Controle Interno, Previdência, Iluminação Pública e Ensino, com ênfase especial no FUNDEB.