Uma composição da ALL (América Latina Logística) com aproximadamente 80 vagões vazios descarrilou parcialmente em Jales no começo da tarde de segunda-feira, 9 de março, interditando a passagem de nível na Rua Maranhão, Jardim Paraíso em Jales. Cada vagão vazio pesa 30 toneladas.
A composição fazia o sentido Porto de Santos – Matogrosso do Sul, quando parte dela saiu dos trilhos. Pelo menos um vagão ficou inclinado com as rodas para o ar. Ninguém se feriu.
A ALL ainda não esclareceu os motivos do acidente, mas extraoficialmente, alguns técnicos diziam que a composição passava pelo desvio que existe no local em velocidade baixa (cerca de 10km/h) quando a alavanca manual que aciona a mudança de trilhos foi usada, provocando o descarrilamento.
O acidente aconteceu por volta de meio-dia e só depois das 16 horas o trecho foi liberado. Os técnicos tiveram que soltar parte da composição e puxar o grupo de vagões para que ele voltasse ao lugar e encaixasse novamente nos trilhos.
IMPRUDÊNCIA
Como o acidente aconteceu perto do horário de saída de escolas que ficam nas proximidades, era fácil ver estudantes sozinhos e acompanhados atravessarem por baixo dos vagões. Aparentemente, os técnicos autorizavam o procedimento imprudente. Apenas condicionavam os transeuntes a não passar por baixo do vagão penso, já que ele ainda estava instável. Depois de meia-hora, a Polícia Militar foi acionada e isolou um dos lados da passagem. Os técnicos também colocaram cavaletes informando que o trânsito estava impedido.