A Rua 19, que vai do Jardim Novo Mundo até o Jardim do Bosque, é a mais comprida de Jales e também uma das mais problemáticas, sobretudo no trecho que liga o bairro São Judas Tadeu ao citado Jardim do Bosque. O trecho já foi interditado várias vezes para reparos, mas, todos os anos, no período das chuvas, os problemas voltam. Neste ano, não foi diferente e bastaram cinco minutos de uma chuva intensa, na semana passada, para que os serviços executados pela Prefeitura há pouco tempo fossem destruídos.
Uma moradora do Jardim do Bosque relatou que, “após uma chuva pesada de aproximadamente cinco minutos, saí para averiguar um barulho parecido com o de uma cachoeira e me deparei com uma verdadeira correnteza que, mais uma vez, destruiu o acesso ao São Judas”. Ela explicou ainda que “meu filho frequenta a EMEI Gema Prandi, no São Judas, e eu terei que dar uma volta imensa para chegar até lá, pois o acesso pela Rua 19 foi literalmente para o brejo”.
O secretário de Obras, Manoel de Aro, lamentou que o trecho tivesse que ficar interditado mais uma vez. No ano passado, assim que assumiu o cargo, nomeado pelo novo prefeito Pedro Callado, um dos primeiros problemas enfrentados por Manoel foi justamente na Rua Dezenove. “Foi um pouquinho mais pra cima, lá perto do centro espírita, mas o trecho teve que ficar interditado por cerca de três meses” disse o secretário.
Ele afirmou, ainda, que o prefeito Pedro Callado solicitou que seja encontrada uma solução definitiva para o problema. “Não é aceitável que todos os anos nós tenhamos que interditar a rua e fazer reparos que não resolvem definitivamente a situação. Por isso mesmo, o doutor Callado determinou que, dessa vez, façamos o que for necessário para que, nos próximos anos, não aconteça o mesmo”, concluiu Manoel.