Nivaldo Batista de Oliveira, o Tiquinho (DEM) é o novo prefeito de Jales. A cerimônia de transmissão de cargo aconteceu na tarde da terça-feira, 4 de novembro, na sala de reuniões do gabinete do Paço Municipal. O titular Pedro Callado (PSDB) estará de licença médica até o próximo dia 19 de novembro. Em três anos, o presidente da Câmara é o terceiro chefe do poder executivo jalesense em uma mesma gestão.
Tiquinho, como presidente da Câmara, é o substituto natural de Callado, uma vez que cidade não tem vice-prefeito desde que o tucano assumiu o lugar da ex-prefeita Eunice Mistilides Silva, cassada pelos vereadores em fevereiro deste ano. O prefeito titular deverá passar por uma bateria de exames de rotina e achou conveniente tirar uma licença, uma vez que parte desses exames será realizada em outras cidades, como São José do Rio Preto. Callado deverá aproveitar a licença para uma pequena cirurgia.
O novo prefeito tem planos de viajar a Brasília para visitar alguns gabinetes de deputados e senadores e solicitar verbas para a cidade. “Nesses dias em que serei prefeito de Jales vou procurar manter o ritmo de trabalho do Dr. Pedro Callado e substituí-lo à altura no dia-a-dia aqui na Prefeitura. Me sinto preparado para essa missão. Também pretendo fazer contato com deputados e senadores em Brasília e solicitar recursos de R$ 1 milhão para investir em obras de infraestrutura no município. Caso eles me garantam que existe condições reais de colocar meu pedido em suas emendas parlamentares, viajarei a Brasília, como prefeito, para me reunir com quem pretende nos ajudar”, revelou.
Callado disse em seu discurso que o afastamento por motivos de saúde também é uma homenagem aos vereadores que estão sempre ao lado da administração municipal e ressaltou que em 2016 também deverá se afastar no mês de dezembro, deixando o cargo nas mãos do vereador que vencer a eleição e se tornar o novo presidente da Câmara. “Deixo aqui nas mãos do nosso novo prefeito a relação das principais obras que estão em andamento na cidade. Enquanto prefeito, Tiquinho vai ser responsável pela pavimentação asfáltica das ruas do Jardim Morumbi e de diversas vias da cidade, além de assumir à frente na construção da nova sede do CRAS no Estádio Municipal, dar andamento no processo de pavimentação da Rua Adelaide, conquista de grade niveladora e caminhão pipa para a Secretaria de Agricultura e, caso dê tempo, pavimentação de trecho da Rua 15 e Rua José Bernini”, frisou Pedro Callado.
Quarta vez
Com Tiquinho na cadeira de prefeito, esta se tornou a quarta vez que um presidente da Câmara assume o cargo de prefeito. Em 2012, o então presidente do Legislativo, Jediel Zacarias, assumiu o cargo por trinta dias para cobrir uma licença do prefeito José Antonio Caparroz, que foi eleito vice-prefeito e assumiu a Prefeitura com o falecimento do prefeito José Carlos Guisso.
Em 2003, Hilário Pupim, assumiu, de 18 de março a 14 de dezembro daquele ano, devido aos problemas de saúde de Caparroz. Já em 2004, com o falecimento de Caparroz, Hilário – que havia sido reeleito para a presidência da Câmara, assumiu interinamente a Prefeitura entre 18 de fevereiro e 18 de março. No dia 20 de março de 2004, Hilário assumiu definitivamente a Prefeitura, após ser eleito pela Câmara, em eleição indireta.
Falta
Com a ida para a Prefeitura, Tiquinho não vai participar da sessão da Câmara, marcada para o dia 16 de novembro, quando será votado o parecer do Tribunal de Contas que reprovou as contas do ex-prefeito Humberto Parini, relativas ao exercício de 2012. O segundo suplente Salatiel de Oliveira, substituirá Tiquinho na Câmara.