Com início em setembro do ano passado, o sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos, mais conhecido como GED, já está em pleno funcionamento da Santa Casa de Jales. O sistema tem o objetivo de transformar arquivos físicos em digitais, bem como economizar tempo e melhorar a busca nos documentos de atendimentos realizados no hospital. Após inúmeros estudos e testes, o projeto começou a ser aplicado no dia 1º de abril, mas, no decorrer desse período houve uma análise minuciosa por parte dos setores de Serviço de Prontuário e Tecnologia da Informação.
“Buscamos nos respaldar de todos os aspectos jurídicos, os sistemas certificados, pesquisas de cases de sucesso, além do custo e benefício. Após essas análises, optamos pelo GED do sistema Wareline, que já estava integrado ao sistema hospitalar implantado”, detalhou o gestor do serviço de prontuário, Rosevaldo Roque da Silva.
Entre os benefícios do GED estão a organização de prontuários médicos, disponibilização instantânea de documentos e agilidade em processos legais nos quais é fundamental o cumprimento de prazos. Além disso, com esse sistema o hospital pode armazenar os documentos físicos em lugares mais distantes, reduzindo a necessidade de ampliação dos arquivos físicos.
O provedor Junior Ferreira ressalto que os benefícios não estão agregados apenas ao hospital, mas também à segurança do paciente. “Manter um arquivo digital de documentos é benéfico para o paciente no sentido de agilizar a busca de todo o conteúdo e consequentemente ajudar nas tomadas de decisões assistenciais e administrativas”.
Os setores de serviço de prontuário do paciente, tecnologia da informação, assistenciais e administrativos foram envolvidos na implantação do GED.