Terça-feira, Novembro 26, 2024

Sindicato Rural reúne mais de 100 mulheres em encontro sobre visibilidade feminina

Date:

“Para que uma pessoa possa se desenvolver, ela precisa se capacitar”. A frase incontestável é da coordenadora executiva da Comissão Semeadoras do Agro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), dra. Adriana Menezes. “É a educação, é a informação e é isso que a gente tem levado para essas mulheres através dos nossos encontros”.
Engenheira agrônoma, delegada de polícia por quase 25 anos e presidente do Sindicato Rural de Itu, Adriana se referia às mais de 20 mil mulheres que a Comissão Semeadoras do Agro conseguiu reunir ao longo de cerca de dois anos de encontros.
“O que a Comissão pretende é oferecer ferramentas para que as mulheres possam se capacitar, gerir os seus negócios e se informar e o canal pra isso é o nosso Sindicato Rural, o nosso SEBRAE e o sistema FAESP/SENAR. Que disponibiliza para elas toda a sorte de informações, orientações e cursos”.
A Comissão Semeadoras do Agro é composta por 17 mulheres presidentes de sindicatos rurais e a sua grande missão é levar a mulher do campo para a visibilidade.
Adriana foi a primeira palestrante a falar no encontro “Mulheres é Tempo de Colheita – Encontro entre mulheres do Agronegócio”, realizado na última segunda-feira, 6 de maio, no Sindicato Rural de Jales. Mais de 100 mulheres compareceram ao evento que lotou o anfiteatro da instituição.
Estavam presentes o presidente do Sindicato Rural de Jales, José Candeo, o diretor do Sindicato, Barcinho Ormaneze; a analista de negócios do SEBRAE, Camila Brunassi Marques; e o gerente do SEBRAE de Votuporanga, Marcos José Amâncio.
Durante a sua participação, a coordenadora da Comissão, Adriana Menezes fez uma dinâmica de incentivo ao conhecimento entre as próprias mulheres, produtoras rurais. O objetivo era estreitar o relacionamento entre pessoas da mesma comunidade rural e até entre vizinhas. “Ela conhece a pessoa que está do seu lado, na igreja, ao lado da minha propriedade? Elas desenvolvem suas atividades, mas será que conhecem uma a outra? Será que podem se unir para ganharmos nós duas com essas atividades, juntas? No meio rural, o isolamento é maior, não tem vizinhos, então é mais difícil o acesso a tudo e com essa entrada, elas estão se valorizando mais e percebendo que há entidades sérias que estão trabalhando por elas”.
A vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, dra. Juliana Alcazar Farah, explicou que este foi o terceiro encontro em Jales “justamente para mostrar para a mulher do campo que o Sindicato Rural e a FAESP apoia essa mulher, ouvindo essa mulher, levando visibilidade para essa mulher e levando condições para que ela alcance a autonomia financeira que é a grande liberdade dessa mulher”.
Segundo ela, a mulher sempre teve forte atuação no campo, gerindo as propriedades e a rotina familiar, mas sempre esteve na invisibilidade. “Levantamento do IBGE de 2017, afirma que somente 1/5 das propriedades são geridas por mulheres, mas esses números são muito baixos porque quando a alguém vai até a propriedade, sempre quem aparece é o homem. Então um dos trabalhos da Comissão Semeadoras do Agro é mostrar os números corretos das mulheres que vivem no campo gerindo propriedades, ao lado dos homens”.
A diretora da Ong Orientavida, Ana Eliza Angelieri, informou que os números apurados durante as visitas a 36 municípios do interior paulista mostram que as mulheres do campo precisam intensificar os cuidados com as mamas, através dos exames de mamografia anualmente e questões do colo de útero. Para isso, a Ong doa exames em laboratórios particulares e acompanha os procedimentos tomados, conforme o resultado desses exames”.
O evento em Jales foi realizado pela FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – entidade vinculada à Confederação Nacional de Agricultura, CNA), SEBRAE, Sindicato Rural de Jales, Semeadoras do Agro, e do Dillianz Bank. No encerramento do encontro, foi oferecido um jantar aos participantes no salão de festas do Sindicato Rural de Jales.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

OAB SP tem maior votação da história da Secional, com 78% de participação

Leonardo Sica, da chapa “OAB Sempre em Frente”, foi...

Astrônomo jalesense representou o Brasil na Cúpula Mundial do Conhecimento, no México

O astrônomo jalesense Paulo César da Silva foi convidado...

Campanha de atualização de rebanhos do segundo semestre já começou

Já está em vigência a Campanha de Atualização de...