O presidente do Sindicato dos Motoristas de Jales e Região que também é diretor jurídico da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo, José Roberto Duarte da Silveira, informou que apesar do sindicato não estar organizando a manifestação, o mesmo apoia o movimento dos motoristas autônomos e ele próprio tem comparecido, com sua diretoria, para manifestar esse apoio, nos vários pontos onde é convidado, como já fez em Jales e em outras cidades.
José Roberto destaca que o transporte rodoviário de cargas é responsável por quase 90% do que se transporta no país, mas o governo não valoriza isso, o que dificulta muito sobreviver trabalhando nesse setor. Muitos motoristas, segundo ele, trabalham o mês inteiro para no final não receber quase nada, isso quando não ficam devendo, o mesmo acontecendo em várias empresas de transporte.
O presidente do sindicato de Jales explica que o apoio da entidade ao movimento é importante porque quando a situação fica difícil para as empresas, o mesmo acontece para os empregados, pois o setor todo passa a enfrentar as mesmas dificuldades.
O frete, segundo ele, está sem reajuste há mais de um ano, sendo que em alguns casos o valor até diminuiu, enquanto o óleo diesel e o pedágio aumentam de três a quatro vezes ao ano, e agora o diesel, com essa nova política da Petrobras, passou a ter reajustes quase diários, o que acabou culminando na paralisação dos motoristas.
José Roberto também pede a colaboração da população precisa ter paciência e apoiar o movimento, pois só assim os políticos vão enxergar o valor do transporte no país. Ele lembra que existem vários projetos para este setor, no Congresso, mas nada é votado, pois os políticos não estão preocupados em votar o que é de interesse do povo, o que só dificulta ainda mais a situação.