O comércio de Jales foi tomado por uma porção de personagens infantis que fizeram uma verdadeira festa que não se via há muitos anos, divertindo os milhares de consumidores e turistas que visitaram a cidade durante a Semana do Freguês, realizada entre os dias 06 e 11 de setembro.
O evento foi um marco no processo de retomada da economia da cidade e superou as expectativas da Associação Comercial e Industrial de Jales. A iniciativa da ação partiu da ACIJ, que organizou toda a campanha para aquecer o comércio, depois dos impactos causados pela pandemia, e teve como organizador a Prefeitura de Jales, no intuito de fortalecer o status de Jales como centro regional de compras.
A programação da Semana do Freguês começou no dia do lançamento, em 04 de setembro, com a apresentação itinerante da fanfarra da Orquestra de Sopros e Percussão Facmol, de Pereira Barreto. De cima de uma carreta, os artistas interpretaram músicas de diferentes ritmos, um verdadeiro espetáculo que abrilhantou o início da semana de ofertas do comércio jalesense.
Ao longo da semana, a diversão ficou por conta dos mais de 40 artistas dos grupos Turma Duavesso e Melzinha & Cia, que percorreram todas as ruas do quadrilátero central e dos bairros que também possuem estabelecimentos comerciais. Eram super-heróis, personagens da Disney, integrantes da Turma da Mônica, Patrulha Canina, entre outros, que tiraram fotos com a garotada, fizeram apresentações para o público, além de entrarem em praticamente todas as lojas, divertindo fregueses, lojistas e colaboradores.
Quem visitou a cidade também teve a oportunidade de passear de graça no carretão da alegria, que circulou por todas as regiões da cidade, acompanhado de um mini trio-elétrico, que levava mais personagens e um locutor que interagiu com todos que encontravam pelo caminho.
A Semana do Freguês também mudou a rotina do expediente de boa parte do comércio, que em três dias funcionou em horário especial. No feriado de 07 de setembro, as lojas puderam atender até as 18h, na sexta-feira (10) até às 22h, e no sábado (11) até as 16h.
Já a divulgação do evento e das atrações foi feita em vários formatos: emissoras de televisão, rádios, jornais, sites, carros de som e mini trio-elétrico em 26 cidades da região, outdoors, além de impulsionamento nas redes sociais que atingiu moradores de dezenas de cidades das regiões noroeste paulista, triângulo mineiro e costa leste sul-mato-grossense.
O resultado de todo esse trabalho foi visto nas ruas, nos seis dias de campanha. “Foi uma grande ação que mobilizou toda a equipe da ACIJ. Organizamos em cerca de três meses e o que vimos foi espetacular. O retorno que tivemos de todos os comerciantes foi bastante positivo. Temos relato de uma das redes de varejo com loja em Jales que, só no feriado, vendeu cerca de 40% a mais que a loja da rede em Araçatuba, isso mostra como nosso comércio é forte e competitivo. Eu agradeço primeiramente a todos os empresários de Jales, em nome de toda a diretoria da ACIJ, por terem comprado a ideia e oferecido condições e preços especiais aos clientes, agradeço também aos fregueses, àqueles que são daqui e aos que vieram de outras cidades, regiões e até outros estados. Nosso comércio precisava dessa agitação. Esperamos que a Semana do Freguês volte a ser tradição em nossa cidade, como foi entre as décadas de 70 e 90”, destacou Leandro Rocca, presidente da ACIJ.
O prefeito da cidade também agradeceu a dedicação de todos que contribuíram. “Nosso agradecimento à equipe da ACIJ por resgatar uma campanha tradicional da nossa cidade e por todo o empenho que se arrastou durante meses para a realização do evento e a todos os participantes que compraram no comércio de Jales e participaram das diversas atrações. A Prefeitura de Jales está e sempre estará disposta a colaborar e organizar com as campanhas com foco na retomada da economia. Somos centro de região e estamos trabalhando para fortalecer ainda mais o nosso comércio, através de ações e apoio que são indispensáveis neste momento de fragilidade econômica”, ressaltou o prefeito de Jales, Luís Henrique Moreira.
Para o fim do ano, a Associação Comercial e Industrial de Jales deve organizar mais uma grande campanha, para manter ainda mais aquecida a principal fonte de empregos da nossa cidade, que é o comércio.
Eduardo Monteiro