A Prefeitura de Jales precisa resolver mais um problema herdado do governo Flá. Os semáforos que não funcionam e se somam à série de obras incompletas deixadas pela gestão passada. Dos equipamentos novíssimos instalados no final do ano, apenas o do cruzamento das avenidas Francisco Jalles e João Amadeu funciona plenamente. Mas o antigo equipamento permanece no local junto com o novo, ainda que esteja desligado. Os equipamentos que foram instalados na Rua Quinze com Avenida João Amadeu, sob o “Viaduto da Fepasa”, nunca foi ligado. Também há problemas no cruzamento das ruas Onze e Dez, cujo semáforo permaneceu com problemas desde o fim do ano passado. O cruzamento da Avenida Maria Jalles com Rua das Palmeiras terminou o ano sem um conjunto semafórico.
O edital da licitação para “fornecimento, instalação e revitalização” de quatro novos semáforos em Jales foi publicado no começo do ano passado, mas a empresa vencedora não finalizou o serviço até agora. A disputa só foi finalizada depois de três adiamentos.
O certame, na modalidade pregão eletrônico, tinha valor inicial de R$ 530 mil e previa instalação de novos semáforos nos cruzamentos da Avenida João Amadeu com a Rua Três e com a Rua Quinze; no cruzamento da Avenida Maria Jalles com Rua das Palmeiras e no cruzamento da Avenida Francisco Jalles com a Avenida João Amadeu, que substituiria totalmente o antigo.
Os novos equipamentos são do tipo módulos a LED Veicular e Pedestre, com Contador Regressivo de tempo, sistema de sincronismo GPS e sistema de comunicação GPRS/GSM e equipamentos para deficientes visuais e auditivos com acionamento manual.
O então secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana disse ao jornal A Tribuna na ocasião da abertura da licitação para instalação dos equipamentos, que a idéia era sincronizar os semáforos para possibilitar a implantação da chamada “onda verde” ou “corredor verde”, quando vários semáforos de uma mesma avenida ou rua regulam o tráfego de veículos sem bloqueios prolongados.
Os novos equipamentos também possuem botoneiras que poderão ser acionadas por deficientes visuais ou auditivos para avisá-los através de sinais luminosos ou sonoros sobre o período e a posição do semáforo para travessia de pedestres.
Nada disso está funcionando plenamente até agora. O novo diretor do Departamento de Mobilidade Urbana, o delegado aposentado Altair Ramos Leon, que foi nomeado há poucos dias, disse que ainda está tomando conhecimento da situação.
O jornal apurou que a empresa contratada para o serviço estava encontrando dificuldades para adquirir componentes do equipamento, que seriam produzidos no exterior e precisam ser importados. A previsão é que o serviço seja plenamente entregue em fevereiro. Ainda não se sabe o que será feito com o antigo equipamento que permanece desligado no cruzamento das avenidas João Amadeu e Francisco Jalles.