O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – de Jales está promovendo a campanha Setembro Amarelo, com algumas atividades durante o mês de setembro, visando chamar a atenção da sociedade para a realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Iniciativa da CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo tem como lema “Falar é a Solução”.
A campanha que começou em 2014 se realiza durante todo o mês de setembro, com destaque no dia 10, que é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Entre as ações realizadas neste período, está a identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações, além de sensibilizar a população e os profissionais de saúde para os sintomas desse problema e para a saúde mental.
Em Jales, o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial criou o Projeto Vida, um grupo de apoio com caráter terapêutico coordenado pela psicóloga Aline Alves Fulconi e a psiquiatra Graziella Plastina Chaves Ribeiro, com objetivo de atender pessoas que já atentaram contra as próprias vidas, diminuindo o risco de suicídio. O Projeto Vida é realizado nas quartas-feiras, das 7h30 às 10h, no CAPS, localizado na Rua 7, nº 2957 – Centro. Os interessados podem procurar o endereço, ou entrar em contato pelo telefone (17) 3621-4811 e agendar uma entrevista.
Segundo Graziella, no mundo, a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio e a cada 3 segundos, uma pessoa tenta tirar a própria vida. “A maioria dos casos poderiam ser evitados, se o paciente buscasse ajuda e atenção de familiares e amigos. Precisamos falar sobre suicídio. Falar do assunto não aumenta o risco, pelo contrário, falar com alguém sobre o assunto pode aliviar a angústias e a tensão que esses pensamentos trazem”, conclui.
Dados recentes mostram que a cada ano ocorrem cerca de 1 milhão de mortes por suicídio no mundo. Para cada caso fatal, há pelo menos outras 20 tentativas fracassadas. No Brasil, há cerca de 13 mil óbitos por ano, um índice médio de 5,8 pessoas que se suicidam a cada 100 mil habitantes. Acredita-se, no entanto, que o número de suicídios seja 30% maior, uma vez que nem todos os casos são notificados. Na região de Jales, o número de mortes por suicídio, nos últimos dois anos, foi maior do que a soma dos 10 anos anteriores.
Entre as atividades da campanha Setembro Amarelo, previstas para esta semana, estão uma passeata e uma palestra. A passeata está marcada para a próxima terça-feira, 13, às 09:00 horas, saindo da Praça “João Mariano de Freitas” e percorrendo as principais ruas do centro de Jales. Já a palestra com a médica psiquiatra Graziella Plastina Chaves Ribeiro, com o tema “Precisamos falar sobre suicídio”, será realizada na Câmara Municipal, na próxima quinta-feira, 15, a partir das 14:00 horas.