Terça-feira, Novembro 26, 2024

Saúde e SAE/CTA realizam 108 testes de Sífilis, HIV e Hepatite no Comboio

Date:

 

Com o objetivo de prevenir e orientar mulheres de Jales contra doenças como Hepatite C, Sífilis e HIV, a Secretaria Municipal de Saúde e o SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado / Centro de Testagem e Aconselhamento) de Jales, realizaram testes rápidos durante a realização da Feira do Produtor Rural, mais conhecida como Comboio.

A ação foi comemorativa ao Dia Internacional da Mulher. Foram realizados 108 testes que ficavam prontos em 10 minutos, no máximo.

Enfermeiras, dentistas e farmacêuticos da Secretária Municipal de Saúde auxiliaram na realização dos testes. Dos 108, apenas um apresentou resultado positivo para Sífilis. O caso positivo foi encaminhado para tratamento e acompanhamento na sede do SAE/CTA.

A implantação dos testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo HIV e triagem de sífilis do Sistema Único de Saúde (SUS), forma o conjunto de estratégias do Ministério da Saúde, que tem como objetivo a qualificação e a ampliação do acesso da população brasileira ao diagnóstico do HIV e detecção da sífilis. 

É importante observar que o único instrumento de prevenção para essas doenças são preservativos e informações. Segundo o Departamento Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, mais de 730 mil pessoas são portadoras do HIV no Brasil. Desse total, 145 mil não têm o vírus diagnosticado.

Os testes são rápidos, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue extraída da ponta do dedo. Em apenas 10 minutos o usuário poderá fazer o teste, conhecer o resultado e receber o aconselhamento necessário. A detecção da sífilis é feita em 20 minutos. A doença pode se manifestar em três estágios e as pessoas sexualmente ativas devem realizá-lo, principalmente as gestantes, já que a sífilis congênita pode causar aborto.

O diagnóstico da Hepatite C também é muito importante. É uma doença causada pelo vírus HCV, silenciosa e que costuma apresentar sintomas apenas em sua forma avançada, quando o fígado do paciente já se encontra comprometido. O Brasil distribui desde 2011 testes rápidos para a detecção da enfermidade. A cada ano, cerca de 3 mil mortes são associadas à hepatite C. Atualmente, não existe vacina para doença. 

O Ministério da Saúde brasileiro estima que 1,4 milhão de brasileiros tenham hepatite C. Porém, apenas 120 mil casos da doença foram notificados nos últimos 13 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Inauguração da INEJAL, um marco para a saúde de Jales e região

Na quarta-feira, dia 20, foi inaugurada a INEJAL –...

Rotary Club doa aparelho de Nasofibroscópio ao Hospital do Amor

A partir de agora o Hospital de Amor –...