Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Saúde apura se oscilação na tensão alterou conservação de vacinas

Date:

A enfermeira responsável pelo setor de imunização da Secretaria de Saúde de Jales divulgou comunicado à imprensa para esclarecer a situação de um lote de vacinas contra a Covid-19 que teriam sofrido alteração na temperatura de conservação durante o armazenamento. 

Um dos fatores mais importantes explicados por ela é que as vacinas não estavam armazenadas por tempo excessivo, como se chegou a ser apontado. As circunstâncias em que o refrigerador apresentou o problema e a situação das vacinas também estão sendo apuradas ainda. “A alteração na temperatura aconteceu no domingo dia 6 de junho e já podemos adiantar que foi um problema técnico e não uma falha humana. Temos quatro refrigeradores no local e um deles deu problema, mas esse problema foi logo detectado e as vacinas foram enviadas para análise do Governo do Estado, que ainda não retornou o resultado”, disse Renata Forti Rachieli.

Não houve descarte de nenhuma dose de vacinas que permanecem em conservação em temperatura adequada. “Todo protocolo adotado para alteração de temperatura das vacinas foi seguido. Comunicamos o governo do Estado e todas as providências foram tomadas”.

Renata destacou que as vacinas estão sendo armazenadas no local onde aconteceu o problema há cerca de um mês e durante esse período algumas oscilações de energia já foram detectadas, mas ainda é prematuro para se determinar se houve problemas na tensão do prédio ou no refrigerador.

ESTOQUE

A enfermeira rebateu insinuações de demora na aplicação das vacinas pelo município, lembrando que é preciso seguir o calendário preparado pelo Governo Estadual. “Não somos nós que decidimos quem vacinar e quando vacinar. A população não está desassistida e não foi prejudicada. Mas não temos autoridade para decidir usar a vacina fora do que está estipulado pelo governo”, afirmou. 

De acordo com as avaliações da Saúde, a relutância de algumas pessoas em tomar o imunizante de determinado laboratório, a ausência e até orientação médica são algumas causas de certo acúmulo dos imunizantes nos estoques do município. 

Nos últimos dias, a vacinação deu um salto em Jales. Na quarta-feira, foram vacinadas aproximadamente 1.200 pessoas. Na quinta foram mais 1.333 e na sexta, cerca de 800 pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS