Com a volta da chuva após um longo período de seca que assolou o país, a Santa Casa de Jales, em parceria com a Sabesp, voltou a realizar o projeto “Nasce uma criança, plante uma árvore”. Em comemoração ao Dia Mundial da Água, no próximo dia 28, serão plantadas 1.084 mudas nativas e frutíferas, correspondentes ao número de crianças que nasceram no hospital entre o mês de março de 2014 e fevereiro deste ano.
O projeto foi criado em 2009 pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e pelo setor de administração da Santa Casa de Jales, em parceria com a Sabesp e tem como objetivo conscientizar a população sobre os problemas causados ao meio ambiente.
O Nasce uma Criança, Plante uma Árvore, da Santa Casa de Jales recebeu o 1º lugar do Prêmio Governador Mario Covas em abril de 2011, na categoria Inovação em Gestão Pública, concorrendo com 239 projetos e 26 finalistas do Estado de São Paulo. Para o técnico de segurança do trabalho do hospital, Delvaci Trevisan, o programa enaltece a importância de cuidar da natureza. “Além de comemorar o nascimento de uma criança, estamos fazendo a parte ambiental. Nosso hospital foi o pioneiro no projeto, sendo que hoje somos referência para outras entidades, até uma instituição de Guaxupé/MG nos procurou para saber maiores detalhes do projeto”, declarou.
Dentre seis anos de projeto foram plantadas cerca de 4.500 árvores. Os interessados em participar do plantio deverão reunir-se às 7 horas na frente do hospital. “Um trenzinho será disponibilizado para o deslocamento até a lagoa de tratamento da Sabesp, lugar escolhido para o plantio”, informou a assessoria de comunicação da Santa Casa.
Para encerrar a Semana Mundial da Água, está programada a soltura de alevinos no Córrego do Tamboril, próximo à lagoa da Sabesp.