Representantes, diretores e gestores da Santa Casa de Jales, Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Hospital de Câncer de Barretos – Unidade III Jales, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Secretaria Municipal de Saúde se reuniram no dia 30 de abril, no Centro de Estudos do hospital para o I Encontro de Saúde. Os profissionais debateram melhorias, fortalecimento, parcerias, implantação de projetos, problemas e soluções para o setor em Jales e região.
Segundo um dos mentores da ideia, o gerente médico do AME, Luiz Henrique Nogueira, é importante o fortalecimento das equipes. “A formação do grupo de trabalho onde cada unidade tem seu representante servirá para debatermos as dificuldades e as estratégias para o enfrentamento das fragilidades do Sistema, tornando-o mais eficiente em beneficio dos pacientes”, disse.
Para o administrador hospitalar da Santa Casa de Jales, Valderis Neves, olhar o cenário em que a saúde se encontra e tomar rumos evolutivos é fundamental. “Este grupo irá apontar melhorias, assuntos de decisões na área da saúde, para isso é necessário a união das frentes organizadoras da saúde de Jales para melhor discutir todos os recursos envolvidos, não só financeiro como de recursos humanos”.
A primeira reunião serviu de apresentação da formação do grupo que alinhou os objetivos e metodologias que serão utilizados nos próximos encontros. Também foi definido o assunto de pauta da próxima reunião : “Fluxo de Encaminhamentos”. O grupo foi nomeado durante o Encontro de Conexão Saúde de Jales.
Para o gerente administrativo do Hospital de Câncer, Roger Dib, a união dos profissionais de saúde irá beneficiar toda população, “afinal, todas as entidades participantes tem uma grande responsabilidade na Gestão de Saúde Regional”, ressaltou. Roger disse ainda que “o nosso primeiro encontro foi ótimo para o fortalecimento do grupo e estamos bem otimistas para a próxima reunião que vai abordar inicialmente as transferências de urgências entre as unidades de saúde, alinhando todas as regras, documentações, processos e responsabilidades. Esperamos assim resolver os problemas destes casos urgentes e posteriormente a ideia é partir para questões ambulatoriais e cirurgias eletivas”, finalizou.
As reuniões acontecerão mensalmente na última quinta-feira de cada mês, com pautas previamente elaboradas e de interesse comum a toda Rede de Assistência a Saúde.