Na última semana de julho, do dia 24 a 27, o SAE/CTA (Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento) de Jales realizou encontros nas ESF – Estratégias de Saúde da Família do município para falar sobre a Campanha contra Hepatites Viriais e HPV.
De acordo com as idealizadoras do projeto, a fisioterapeuta Dieine M.M Garcia e a estagiária de enfermagem, Aline R. Gouvêa, o trabalho foi planejado e executado por profissionais da equipe do SAE/CTA e aplicado por elas, juntamente com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Dieine e Aline explicaram que o objetivo é promover a educação em saúde, com os profissionais da saúde que lidam diretamente com a população e, desse modo, ampliar e intensificar as informações e conhecimentos que são passados para toda a comunidade.
O tema trabalhado envolveu hepatites virais e HPV, em decorrência de no mês de julho ser comemorado mundialmente o combate às hepatites virais. Foi distribuído durante os encontros, um tabloide com que aborda assuntos relacionados ao tema da campanha, além de panfletos informativos, kits de preservativos femininos e masculinos e gel.
Segundo dados do Ministério da Saúde, as hepatites virais são doenças silenciosas que provocam inflamação do fígado e nem sempre apresentam sintomas. No Brasil, são causadas mais comumente pelos vírus A, B, C ou D. Dieine Garcia explicou que existe ainda o vírus E, com predominância na África e na Ásia. Já o HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o de colo de útero, garganta ou ânus. O nome HPV é uma sigla inglesa para “Papiloma vírus humano” e cada tipo de HPV pode causar verrugas em diferentes partes do corpo. “A medida de prevenção para esses agravos é a vacinação”, relatou Dieine Garcia.