Mais de mil habitantes das cidades de Três Fronteiras, Paranapuã e Populina serão beneficiados por obras de infraestrutura em distribuição de água e coleta de esgotos. A Sabesp vai investir R$ 921 mil em melhorias de CDHUs (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).
Os recursos ainda vão garantir que os córregos Barra Bonita, em Paranapuã, Chaveco, em Populina e Marruco, em Três Fronteiras, não recebam esgotos in natura. Todo o resíduo coletado vai ser encaminhado para as Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) existentes nos respectivos municípios.
Para o superintendente responsável pela região, Antonio Rodrigues da Grela Filho, “a correta destinação do esgoto garante que rios e córregos passam a ter melhorias na qualidade dos cursos d´água, além de preservação ambiental e garantia do saneamento à população”.
Nas regiões de Paranapuã, Populina e Três Fronteiras, a Sabesp já finalizou a implantação de 2,8 km de redes coletora, 262 ligações de esgoto e unidade de bombeamento. Também foram finalizadas as obras de água, com a instalação de 262 ligações domiciliares e mais de 2,9 km de rede de distribuição. Assim que os moradores receberem as chaves das casas, eles devem procurar a companhia para solicitação da conexão das ligações domiciliares de água e de esgotos às redes de distribuição e de coleta, respectivamente.
No Estado de São Paulo, a expansão da coleta e tratamento de esgoto nos 364 municípios atendidos pela Sabesp atingiu, no ano passado, índices de 85% de coleta e 77% de tratamento do esgoto coletado. A empresa atende atualmente 22,3 milhões de pessoas com a coleta de esgotos.