Durante a semana, a RUMO, detentora da concessão do transporte de cargas pela ferrovia que corta a nossa região distribuiu folhetos informando sobre o início das obras do primeiro viaduto que será construído em Jales. “A RUMO iniciará a construção do viaduto sobre a ferrovia entre a Rua Goiás e Avenida Minas Gerais, na região do Jardim Paulista em Jales com término previsto para setembro de 2022”, diz o panfleto.
O comunicado da companhia confirma a notícia publicada em primeira mão pelo jornal A Tribuna no dia 6 de março. A matéria com o título “RUMO promete iniciar obras dos viadutos neste semestre” adiantou que a empresa pretende iniciar as obras de construção dos viadutos e ampliação do pátio da antiga estação ferroviária ainda neste semestre. Na ocasião, a concessionária havia informado que a previsão para entrega da obra era o fim de 2023. O panfleto distribuído aos moradores nesta semana informava que o prazo era setembro deste ano.
Logo depois da publicação da notícia no jornal, um morador da Rua Rio de Janeiro, bem próximo de onde a obra será realizada, disse que representantes da RUMO esteve na sua casa para fazer uma vistoria no prédio. “Nesta segunda 07/03/2022, um funcionário da RUMO veio à minha casa para fazer uma vistoria no imóvel, dizendo que a obra é pesada e poderia causar algum dano. Disse que em mais ou menos um mês a obra começa, só estão esperando desenrolar a desapropriação de dois imóveis, por isso ainda não começou”.
Segundo ele, o objetivo era aferir a condição do imóvel antes da obra para comparar com a condição que estará na data da entrega da obra.
Uma outra moradora disse através de rede social que os funcionários que atuarão na obra já estariam morando em uma casa nas proximidades.
O folheto alerta para intervenções no trânsito na região e ressalta que, depois de pronta, a construção vai proporcionar melhorias no sistema viário, facilitando a circulação e aumentando a segurança de veículos e pedestres e maior eficiência à operação de trânsito no município.
“Fique ligado! Antes e durante as obras faremos anúncios informando sobre possíveis interferências no trânsito de veículos e pedestres”, avisou a companhia.