Na noite de segunda-feira (8), em sessão ordinária, Luis Fernando Rosalino (PT) tomou posse como vereador, substituindo Luiz Henrique Viotto – Macetão (PP), afastado por 30 dias para tratar de interesses particulares.
Após as exigências regimentais, incluindo o juramento de posse, Rosalino participou da sessão e apresentou uma indicação e dois requerimentos.
No requerimento votado e aprovado na ocasião, o vereador solicitou informações sobre o que o Poder Executivo fez ou pretende fazer para concretizar a criação da UFNP – Universidade Federal do Noroeste Paulista, com sede em Jales.
O deputado federal Vicentinho (PT) é autor do Projeto de Lei nº 3266/2015, que dispõe sobre a criação da UFNP. O PL foi aprovado em abril deste ano, na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara Federal.
Rosalino explicou a importância da instalação de uma universidade pública no município: “Uma grande empresa dificilmente virá para nossa cidade na conjuntura atual. Nós temos uma dificuldade muito grande de criar sistemas produtivos (…). A universidade vem justamente trazer a parte técnica para o nosso município que ninguém tem. Vai diferenciar Jales da região”.
O vereador também questionou quem são os interlocutores do município junto ao Governo Federal e ao Ministério da Educação para acompanhar o processo de criação da universidade.
O requerimento foi encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).