Representantes da ALL – América Latina Logística Malha Paulista S.A e ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres ser reuniram com o prefeito Pedro Callado e assessores na quarta-feira, dia 4 de maio, para definição de um cronograma de ações para serem implantadas nas passagens de nível e desnível do município e também no chamado Pátio da Fepasa.
No dia 29 de março, o Ministério Público Federal (MPF) em Jales divulgou que a ALL e as prefeituras de Jales, Fernandópolis, Meridiano, Urânia, Santa Salete e Três Fronteiras, teriam até 180 dias para concluir obras de aumento da segurança na ferrovia que corta os municípios. O pedido inclui os trabalhos de manutenção da via férrea e a adequação das passagens de nível, sobretudo a conclusão da passagem em desnível para pedestres no Pátio de Jales, onde há alto risco de novos acidentes fatais. O MPF também requer que o tráfego das composições em áreas urbanas fique restrito ao período entre 7h e 22h e que sua velocidade máxima não ultrapasse 20 km/h nestes trechos.
Durante a reunião da quarta-feira, também foram definidas estimativas orçamentárias e operacionais para a conclusão das adequações das passagens e o tipo de pavimentação a ser usada na calçada e ciclovia.
O secretário de Obras, Serviços Públicos e Habitação, Manoel de Aro, informou que a sinalização das passagens está praticamente concluída, restando apenas às obras de drenagem das águas pluviais e faixas de pedestres elevadas. Ficou acordado que a Prefeitura e a ALL Logística – empresa responsável pela linha férrea na região noroeste paulista – farão uma checagem “in loco” para levantar os custos e a viabilidade da execução dos serviços.
Com relação à passagem em desnível, as partes também se comprometeram a elaborar um projeto com um estudo das áreas e especificações orçamentárias.
Representaram a ANTT na reunião o coordenador de fiscalização da região sudeste, Nelson Marinho e o especialista em regulação, Celso Yuiti katahira. Pela ALL, participaram a coordenadora de relações corporativas, Andriele Rodrigues e o especialista de via permanente, Elison Cescon, que foram recebidos pelo prefeito Pedro Manoel Callado Moraes, o procurador geral do município Benedito Dias da Silva Filho e o secretário de Obras, Manoel Adreo de Aro.