Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Região de Jales tem desempenho de 1º mundo na fase inicial da educação

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A região de Jales tem desempenho de 1º mundo na fase inicial da educação, o Ciclo 1 do Ensino Fundamental. É o que aponta divulgação da Secretaria da Educação do Estado sobre o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) e o Saresp (Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) relativos a 2015. As escolas estaduais da região obtiveram média 7,28 no ciclo 1 do Fundamental (1º ao 5º ano), resultado comparado aos países mais avançados do mundo. Santa Salete, Aspásia e Paranapuã foram destaque, no Ciclo I, Ciclo II e Ensino Médio, respectivamente.

 O resultado positivo é acompanhado pelo de todo o Estado, que alcançou o melhor índice da história na educação pública estadual. Já nesta sexta-feira, dia 5, as escolas receberam os resultados, possibilitando planejamento inédito de toda a rede para 2016.

No Estado de São Paulo, o Idesp, principal indicador de qualidade das escolas paulistas (criado em 2008), apresentou no ano passado melhora em todos os níveis de ensino. E acelerou o ritmo do Estado rumo às metas (estabelecidas em 2008) para todos os ciclos em 2030. Em 2015, São Paulo chegou ao índice 5,25 no ciclo 1 do Ensino Fundamental (a meta é 7,0 para 2030). No ciclo 2 do Fundamental, alcançou 3,06 (a meta para daqui a 15 anos é 6,0). No Ensino Médio, 2,25 (a meta é 5,0 em 2030).

Para cálculo do Idesp, a Secretaria une o resultado do Saresp (em provas de Língua Portuguesa e Matemática) a taxas de aprovação, reprovação e abandono. A comparação entre os anos de 2014 e 2015 mostra avanço importante (abaixo está tabela com o Idesp ano a ano). A rede estadual avançou de 4,76 para 5,25 no ciclo 1 do Fundamental. No ciclo 2, de 2,62 para 3,06. No Ensino Médio, de 1,93 para 2,25. O ciclo 2 do Fundamental e o Ensino Médio tiveram o maior avanço da história do Idesp: 0,44 e 0,31, respectivamente. O ciclo 1 do Fundamental teve o segundo melhor resultado da história (0,49), perdendo apenas para o avanço de 2008 para 2009 (0,61).

 “É evidente que há muito a melhorar, que há um longo caminho para que esses índices sejam comparados aos dos melhores países do mundo em educação. Mas os resultados mostram que ações empregadas estão repercutindo positivamente no aprendizado dos estudantes”, afirma o secretário de Estado da Educação, José Renato Nalini. 

Somente no Ciclo I, as escolas paulistas já cumpriram 74,4% (5,25) da meta (7) estabelecida para 2030. No ciclo 2 do Fundamental, o índice de 3,06 representa 50,6% da meta 6. No Ensino Médio, os 2,25 são 44,8% da meta 5.

 

Assessoria de Comunicação

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