Celebrando o Jubileu de Ouro da Catedral de Jales neste ano, o pároco Padre Junior Lucato informou que o início da obra de reforma da igreja está previsto para o dia 2 de fevereiro, domingo, quando será celebrada uma missa especial às 7h30.
O projeto de reforma da Catedral Nossa Senhora da Assunção, de Jales, foi apresentado aos fiéis há pouco mais de 4 meses, no dia 15 de agosto de 2024.
O projeto, que está em discussão desde 2017, conta com dois principais pilares: modernizar o prédio e corrigir problemas de infraestrutura da igreja, fortalecendo a identidade do edifício como Igreja Mãe, para continuar se destacando no centro de Jales. Uma das mudanças, inclusive, passa pela porta de entrada da Catedral, que deverá ser direcionada à Avenida João Amadeu.
Ainda segundo o padre Junior, neste primeiro momento, não serão feitas alterações nas programações e horários de funcionamento da igreja.
Será a primeira grande reforma da Catedral desde a sua inauguração, há 50 anos, por Dom Luiz Eugênio Perez, segundo bispo de Jales.
A reforma vai resultar em amplas modificações visuais e funcionais na disposição dos fiéis, do presbitério e do altar, com ampliação dos espaços internos e mais oferta de lugares, mas será na parte externa que as mudanças serão mais percebidas. De acordo com o planejado, a entrada passará a ser feita pela Avenida João Amadeu. Na Rua Doze, para onde o prédio será estendido, será levada a livraria e o escritório paroquial. Na parte interna, o projeto prevê ampliação do espaço para os bancos e transferência do presbitério para o lado oposto de onde está atualmente. O altar também será reduzido e ficará semelhante ao do Santuário Diocesano da Santíssima Trindade, com uma única pedra.
No lugar das imagens de Jesus crucificado e de Nossa Senhora da Assunção, que se encontram no presbitério, será pintado um grande painel retratando o momento de Assunção de Maria. As imagens devem ser transferidas para o Museu Diocesano, de acordo com o administrador, padre Júnior Lucato.
A reforma da Catedral foi uma dos primeiros projetos assumidos pelo bispo diocesano, Dom Reginaldo Andrietta, quando chegou a Jales em 2015. A ideia, além de maior funcionalidade e equalização dos espaços, é dar ares mais tradicionais e religiosos ao prédio, considerado impessoal demais por muitos leigos e religiosos.
REFORMA DO
SEMINÁRIO
As obras de reforma do Seminário da Diocese de Jales, localizado em São José do Rio Preto, estão na segunda etapa. Iniciada no início de dezembro de 2024, a obra contempla os dormitórios dos seminaristas.
Segundo o Pe. Edvagner Tomaz da Cruz, reitor do seminário, a reforma é necessária “preparando a área para dar mais conforto e um melhor ambiente de acolhida para nossos seminaristas. A obra deverá ser concluída até o final deste mês de janeiro”.
Os gastos para a obra estão sendo assumidos graças a “Ação entre Amigos” realizada na Diocese de Jales no ano de 2024.
AMIGO DO SEMINÁRIO
Pe. Edvagner explicou que existem outros passos a serem dados, como a pintura externa, correções da instalação elétrica dos dormitórios, entre muitos outros.
Você pode contribuir com essa obra sendo um “Amigo do Seminário”, ajudando através de doações feitas pelo pix: 45.130.325/0056-09 (CNPJ) – Banco Santander / Agência 0434 / Cc 13.007.536-8 .
O padre ainda afirma que durante o ano serão celebradas missas por todos os benfeitores do seminário. “Faça parte dessa família. Deus o abençoe e retribua sua partilha. Abraço fraterno”, finalizou.
Reforma da Catedral Diocesana começa em 2 de fevereiro
Date: