Não pegou nada bem as declarações do radialista Edson Ferreira durante um programa veiculado pela rádio Santa Fé, de Santa Fé do Sul, esta semana. Edson, que foi candidato a prefeito da cidade, mas não conseguiu se eleger, disse ao vivo ao lado de outros dois apresentadores, que costumava colocar ovo fervendo “com pimenta malagueta” na boca de cães que comiam ovos da criação do local onde morava.
De forma didática, como se estivesse dando uma aula de maus tratos, Edson ensinou como supostamente fazia para educar os cães e não invadir os galinheiros, nem ferir carneiros.
“Eu trituro os cachorros na bala. Pau! Pau! Digo: matei quem tava matando o que era meu. É muito mais fácil você dar um fim no cachorro do que ficar tendo prejuízo. Não tem dono, ta dando prejuízo, não tem quem responde?? Pau nele! Cachorro comedor de ovo sabe o que a gente faz? Eu cansei de fazer isso lá em casa. Pega um ovo, bem quente, fervendo, enche de pimenta, pega a boca dele, põe dentro e tampa assim ó: ele vai gritar ‘cain, cain’ e nunca mais ele come ovo. Nunca mais!”
As declarações foram dadas durante um noticiário que informava sobre ocorrências de animais que teriam invadido propriedades rurais e ferido criações de caprinos e ovinos.
REPÚDIO DE FAMOSOS
As declarações foram parar no Instagram do deputado estadual Bruno Lima, que é delegado de polícia e se anuncia como defensor dos animais. Até a manhã desta sexta-feira, 28, o vídeo postado pelo deputado tinha 319 mil visualizações e 15 mil comentários. Até onde foi possível ver, nenhum deles trazia elogios ao radialista.
Na legenda, Bruno escreveu: “ABSURDO!!! Durante um programa transmitido ao vivo na @radiosantafe, o radialista Édson Ferreira proferiu palavras ABSURDAS incentivando a prática de maus-tratos aos animais, de forma explícita e totalmente inconsequente, além de assumir publicamente os atos criminosos, como vocês podem conferir no vídeo. Tomaremos as medidas cabíveis”.
Entre as personalidades que condenaram as declarações estavam a ex-apresentadora de TV, Xuxa Meneguel, que comentou: “Minha opinião??? VERGONHA, de fazer parte da mesma raça dessas pessoas, vergonha pq não vai dar em nada, vergonha pq ele vai ficar mais conhecido, vergonha pq deve ter pessoas rindo e achando legal essa atrocidade, vergonha pq isso não é cultural é maldade, é crime e nada vai acontecer com essa pessoa”.
Alguns trechos das declarações não serão reproduzidos porque podem ser considerados ofensivos para alguns leitores, mas podem ser vistas no Instagram @del.brunolima que tem mias de 1.8 milhão de seguidores.
AFASTADO
A emissora distribuiu uma Nota chamando os comentários de “infelizes” e ressaltando que não compactua com as declarações e decidiu afastar o radialista. “A direção da emissora esclarece: não compactua e repudia veementemente toda e qualquer declaração que incite a violência de qualquer espécie, contra pessoas ou animais”, diz um trecho da nota.
O próprio radialista postou um vídeo em sua página no Facebook se desculpando pelo ocorrido. “Quero pedir desculpas a todas as pessoas que estão participando de um comentário infeliz que eu fiz sobre animais. Eu nunca matei bicho nenhum, nunca judiei de animal. Eu tenho cachorros. Eu fiz um comentário infeliz quando eu falei que mataria à bala os animais que estavam matando carneiros. Foi só maneira de expressar. Eu sou matuto, vim da roça, mas eu peço desculpas a todos. Não tive a intenção de maltratar animais, muito menos de influenciar pessoas a maltratar animais. Jamais eu faria isso. Desculpa”.