Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Quadrilha foi presa tentando arrombar caixa eletrônico na Unijales

Date:

A rápida ação da Polícia Militar de Jales, com apoio da Força Tática das polícias de Fernandópolis e Votuporanga, das Forças Patrulhas das duas cidades e da PM de Estrela d’Oeste, tornou possível a prisão de quatro homens que tentavam arrombar um caixa eletrônico instalado no interior da Unijales – Centro Universitário de Jales / Colégio XV de Abril – Anglo Jales. O fato ocorreu por volta das 6 horas do domingo, dia 5 de julho.

O 1º Tenente da PM Jales, Alex Tominaga, em entrevista para o programa Antena Ligada, da rádio Antena 102, contou que graças a uma denúncia anônima, foi possível chegar até os criminosos. “A princípio recebemos a informação de que uma agência do Banco do Brasil seria alvo da ação de bandidos que tentariam arrombar caixas eletrônicos e, de posse da informação, tivemos tempo hábil para reforçar o policiamento e coibir a ação dos marginais”.

De acordo com a polícia, durante ronda da PM no centro da cidade, foram avistados dois homens em ação suspeita na porta lateral que dá acesso à biblioteca da Unijales pela Rua Lisboa. Ao perceber a presença dos policiais, os dois empreenderam fuga a pé. “Um deles foi abordado e o outro entrou em um veículo GM/Celta, de cor prata e placas de Belo Horizonte-MG que seguiu no sentido Rodovia Euclides da Cunha”, contou Tominaga. Outros dois homens estavam no carro.

As descrições do veículo e dos criminosos foram passadas via rádio para as polícias da região. Segundo o delegado Sebastião Biasi, que assumiu a investigação, ao avistar o veículo passando em alta velocidade pelo trevo de acesso ao município de Estrela d’Oeste, os policiais perseguiram o carro e abordaram os três homens próximo à base da Polícia Rodoviária de Fernandópolis. Foram presos e trazidos à Central de Polícia Judiciária de Jales, J.C.C., de 31 anos; G.B.C., de 28 anos; P.C.F.S., de 40 anos e V.V.S. de 47 anos, possivelmente o líder da quadrilha. No carro foram encontrados equipamentos como maçarico, pés de cabra e alicates para cortar fios.

Os quatro criminosos presos são da grande São Paulo e já tinham passagem pela polícia por crimes como tráfico e roubo. Durante a operação os policiais não encontraram armas e explosivos. “Apesar de estarmos 24 horas por dias nas ruas, as denúncias feitas pela população através do telefone 190 são de extrema importância para a polícia. Foi graças a um anônimo que tivemos a oportunidade de planejar e coibir a ação dos criminosos, caso contrário, eles poderiam ter entrado pela porta lateral da instituição de ensino, arrombado o caixa eletrônico do Santander no interior da Unijales, tudo sem levantar suspeita e, somente na segunda-feira, quando os funcionários chegassem para trabalhar, iam ver o roubo”, frisou Tominaga.

Os criminosos foram indiciados pelos crimes de furto qualificado tentado e associação criminosa e podem pegar pena de até 11 anos de prisão.

A mantenedora da Unijales, Maria Christina Soler Bernardo, através de sua assessoria de comunicação, divulgou que já solicitou ao Banco Santander a retirada do caixa eletrônico com a máxima urgência. Ela disse ainda que as instituições Unijales e Colégio XV de Abril/Anglo Jales prezam pela segurança dos alunos e funcionários em primeiro lugar.

FEF

Um grupo composto por quatro criminosos invadiu e assaltou a FEF- Fundação Educacional de Fernandópolis. As coincidências com o caso da Unijales: o caso também ocorreu em um domingo (31 de maio), por volta das 6 horas e também envolveu quatro criminosos. 

Os bandidos chegaram à faculdade de Fernandópolis encapuzados e armados com revólver, renderam e amarraram os dois seguranças da faculdade e estouraram o caixa eletrônico para levar o dinheiro. 

Cerca de três horas após o crime, os seguranças conseguiram se soltar e acionaram a Polícia, que compareceu ao local para registrar a ocorrência.

Praça do Jacaré

Na manhã do dia 13 de maio, um posto avançado de autoatendimento da Caixa Econômica Federal foi explodido por criminosos na Praça João Mariano de Freitas (Praça do Jacaré), bem no centro da cidade. Imagens de câmeras de segurança nas redondezas e depoimentos de testemunhas descreveram a participação de aproximadamente dez homens em quatro carros e até motocicletas.

A polícia não divulgou a quantia levada, mas no chão da praça, perto do caixa destruído, foram encontrados pouco mais de R$ 33 mil em notas de Real. Algumas destruídas, mas boa parte em perfeito estado. Também foram encontradas 57 cartuchos deflagrados, sendo 16 de calibre 556, 23 de calibre 762 e 17 de calibre 9mm, provavelmente oriundas dos disparos feitos pelos bandidos. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Polícia Federal de Jales vai ao MS em nova fase da “operação anjo dourado”

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 19 de novembro,...

Homem é preso depois de atirar em dois jovens na Rua Dois, em Jales

Um desentendimento entre indivíduos que estavam em uma tabacaria...

Videomonitoramento avançado agiliza a captura de suspeito de homicídio

Na manhã de terça-feira, 29 de outubro, totens do...

Polícia Federal deflagra operação contra venda de celulares e eletrônicos contrabandeados

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de terça-feira, (29/10),...