Terça-feira, Novembro 26, 2024

PT não terá candidatos a prefeito na Zona Eleitoral de Jales. PSDB terá seis

Date:

O declínio do Partido dos Trabalhadores (PT) na região de Jales pode ser comprovado através do número de candidatos a vereador e prefeito nas dez cidades que integram a 152ª Zona Eleitoral – a maior do estado, em quantidade de municípios –  nas eleições deste ano. Em Jales, por exemplo, o partido, que em eleições anteriores chegou a ter mais de 15 candidatos a vereador, terá apenas 08 candidatos concorrendo a uma vaga na Câmara, no pleito de outubro. O partido – que elegeu 03 vereadores em 2008 – vai concentrar suas energias para tentar eleger pelo menos um em 2016.  

As candidaturas a prefeito, pelo PT, também caíram vertiginosamente. Em 2008, o partido teve candidatos a prefeito em quatro municípios da nossa Zona Eleitoral – Jales, Aspásia, Pontalinda e Paranapuã –, número que caiu para três – Paranapuã, Aspásia e Vitória Brasil – nas eleições de 2012. Nas eleições deste ano, não haverá nenhum candidato petista disputando o cargo de prefeito nos dez municípios da 152ª Zona Eleitoral e, em apenas uma delas – Pontalinda – haverá um candidato a vice-prefeito pelo PT.

 Em contrapartida, o PSDB, principal adversário do PT em nível nacional, terá pelo menos 06 candidatos a prefeito na região. Três deles – Ivalderis Molina (Santa Salete), Leandro Aparecido Polarini (Mesópolis) e Ana Lúcia Olhier Módulo (Vitória Brasil) – estarão tentando a reeleição, enquanto o ex-prefeito de Aspásia, Elias Roz Canos, também tucano, vai tentar voltar à cadeira que ocupou entre 2005 e 2012. Os outros dois candidatos tucanos – Márcio Arjol, de Urânia, e José Lázaro Júnior, de Santa Albertina – vão tentar a Prefeitura de suas cidades pela primeira vez.

Com candidatos em três municípios, o DEM e o PSD estão empatados em segundo lugar. O DEM vai disputar as prefeituras de Jales – onde o candidato Flávio Prandi não tem, por enquanto, nenhum adversário -, de Aspásia, onde José Eduardo Assunção, o Calango, tentará a reeleição, e em Dirce Reis, onde o ex-prefeito Euclides Scriboni Benini tentará voltar ao poder. Já o PSD terá candidatos em Mesópolis, onde uma mulher – Inês de Oliveira Paula – representará o partido, em Paranapuã, com Sérgio Antonio Polarini, e em Santa Salete, onde Jeder Fabiano Santiago Souza tentará tomar a cadeira do atual prefeito, o tucano Deri Molina.

O PMDB é outro partido que, na região, experimenta considerável declínio. Os peemedebistas irão disputar apenas duas prefeituras – Dirce Reis e Santa Albertina – onde os respectivos prefeitos, Roberto Carlos Visoná e Vanderci Novelli (Tuquinha), irão tentar a reeleição. O PP também irá disputar duas prefeituras. Em Pontalinda, o partido terá Sisinio de Oliveira Leão como postulante ao cargo, enquanto em Paranapuã o novato Daniel Júnior Duran Pinato representará a sigla na disputa pela Prefeitura.

Quatro partidos terão pelo menos um candidato a prefeito na região. Em Vitória Brasil, o PTB terá o candidato Paulo Henrique Miotto disputando a Prefeitura contra a atual prefeita tucana Ana Lúcia, pela segunda vez. Em Pontalinda, o atual prefeito Elvis Carlos de Souza, único representante do PRB na região, irá disputar a reeleição. E em Urânia, os únicos candidatos a prefeito do PPS e do PDT na região – Odair Bezerra Dias e Jacinto Nunes Dourado, respectivamente – serão adversários do tucano Márcio Arjol.

Mesópolis terá chapa 100% feminina

Dos 64.677 eleitores aptos a votar na Zona Eleitoral de Jales, 33.038 (51,1%) são do sexo feminino, mas, apesar de serem maioria, as mulheres terão apenas cinco representantes disputando as eleições majoritárias – prefeito e vice – na região, enquanto os candidatos homens serão nada menos que 35. Em Urânia, Silene Natalina Romano de Souza, será a companheira de chapa do candidato a prefeito Jacinto Nunes Dourado, ambos do PDT. 

Em Aspásia, Nadir Marangon Torres também será candidata a vice, em parceria com Elias Roz Canos, ambos do PSDB. Em Vitória Brasil, a tucana Ana Lúcia Olhier vai tentar a reeleição como prefeita. Mas é em Mesópolis que as mulheres estarão melhores representadas – em quantidade – nas eleições deste ano, com uma chapa 100% feminina, tendo Inês de Oliveira Paula(PSD) como candidata a prefeita e Eunice Camilo da Silva(PP), como vice.

Em Vitória Brasil e Dirce Reis, duelos de 2012 se repetirão em 2016

Em duas cidades da Zona Eleitoral de Jales – Vitória Brasil e Dirce Reis – os mesmos candidatos que disputaram as respectivas prefeituras em 2012 irão repetir o duelo agora em 2016. Em Dirce Reis, Roberto Visoná(PMDB) e Euclides Benini(DEM) estarão novamente em trincheiras opostas. Da primeira vez, em 2012, Visoná levou a melhor, obtendo 55,7% dos votos, mas Benini tem esperança de devolver o placar nessa segunda disputa. Em Vitória Brasil, o petebista Paulo Henrique Miotto e a tucana Ana Lúcia Olhier Módulo vão se enfrentar pela segunda vez. Em 2012, a vitória foi de Ana Lúcia, com 65% dos votos válidos. Paulo Henrique ficou com pouco mais de 29% dos votos. E em Santa Salete, o candidato à reeleição, Ivalderis Molina(PSDB), terá como vice Edílson César Farinha(PMDB). Em 2012, Edílson foi adversário de Ivalderis e obteve 48,7% dos votos.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Justiça arquiva ação do Partido de Penariol contra A Tribuna

O juiz eleitoral da 52ª Zona Eleitoral de Jales,...

MP pede cassação e inelegibilidade de vereadora eleita

O Ministério Público Eleitoral de Jales está pedindo a...

9 a 1: Luis Henrique se consolida como maior liderança política do município

O prefeito Luis Henrique Moreira (PL) alcançou no último...

Eleição em Jales, apenas cinco urnas precisaram ser trocadas

O dia de votação em Jales transcorreu sem intercorrências...