A promotora de Justiça da Comarca de Palmeira d’Oeste, Renata França Cevidanes, vai receber nesta terça-feira, 14 de maio, uma farta documentação com levantamento detalhado das despesas pagas pela Prefeitura de São Francisco na organização dos eventos de comemoração do aniversário de 66 anos da cidade, no fim de semana passado. O material inclui valores dos shows sertanejos, palco, show pirotécnico, DJ e até das marmitas fornecidas aos participantes da cavalgada, realizada no domingo.
O vereador Eliwagner Junior de Souza, que compilou o relatório, fez um pronunciamento na Sessão da Câmara Municipal, comparando os preços dos shows contratados pelo prefeito Sebastião de Oliveira Baptista, o Tiãozinho e os de artistas de renome nacional.
“Ícaro e Gilmar, valor do show: R$ 350 mil. Repito: R$ 350 mil! Fizemos uma pesquisa na internet sobre quanto custaria esse show e encontramos o valor aproximado de R$ 100 mil. Mas encontramos outros show também: Wesley Safadão, R$ 350 mil; Bruno e Marrone, R$ 300 mil; Zé Neto e Cristiano, R$ 400 mil; Zezé di Camargo e Luciano, R$ 380 mil. Não tenho nada contra Ícaro e Gilmar, mas os outros eu conheço”.
O vereador também tem em mãos alguns contratos firmados entre a mesma dupla e outros municípios, porém com valores bem menores. Na 38ª Festa da Uva de São Miguel Arcanjo-SP, nos dias 29 de fevereiro e 3 de março de 2024, a empresa IG Produções Artísticas LTDA, que representa os artistas, foi contratada por R$ 220 mil.
Antes disso, em 14 agosto de 2023, a prefeitura de Pontalinda contratou a empresa “especializada para realização de show artístico com a dupla Ícaro e Gilmar, com fornecimento de equipe técnica”, para apresentação na Praça Central, em comemoração às festividades de aniversário da cidade, R$180 mil.
Mas não é só. Sizico, como é conhecido, vai entregar os valores pagos por outros recursos usados nos eventos de comemoração. Todos extraídos do Portal da Transparência da Prefeitura de São Francisco. O palco, por exemplo, custou R$ 57,9 mil. O aluguel de lâmpadas, que custou R$ 112 mil no Natal do ano passado, custou agora R$ 199 mil. A DJ, Jú Balbi, que teve que interromper a apresentação por conta da briga generalizada, custou R$ 10 mil por uma hora e meia de música eletrônica. Também há dúvidas sobre os valores e, principalmente, a quantidade de marmitas que a Prefeitura de São Francisco informa ter distribuído aos participantes da cavalgada. No Total, foram R$ 7.250,00 por 500 marmitas. A desconfiança é que a cavalgada não tenha reunido nem metade desse contingente, já que o evento foi esvaziado depois da briga da madrugada anterior.
INSEGURANÇA
Para o vereador, que trabalha no setor de segurança privada, os 12 seguranças, que custaram R$ 3 mil, eram absolutamente insuficientes para garantir a segurança das famílias que estavam na praça na noite em que a confusão eclodiu. “Foi repassada para a imprensa a informação que havia 10 mil pessoas, eu não acredito. Mas isso piora ainda mais. Imagina 12 seguranças cuidando de 10 mil pessoas. Eu nem trabalharia. Eu vi um vídeo de um menino usando uma garrafa como arma. Fora os outros que estavam com faca. Inclusive teve uma pessoa apunhalada no pescoço”.
OUTRO LADO
Durante a elaboração desta matéria entramos em contato com o vice-prefeito Luciano Giacometi, o Tio Lu, para saber se a Prefeitura gostaria de dar uma declaração a respeito. Tio Lú disse que escreveria alguma coisa.
No fim da tarde, o viceprefeito tio Lu disse, preliminarmente, que para elaborar a Nota Fiscal da contratação da dupla o escritório precisou apresentar notas fiscais dos últimos três shows da dupla em outros municípios e a documentação, garante o viceprefeito, era equivalente aos valores pagos pela Prefeitura de São Francisco.
Promotora deve investigar valores pagos pela Prefeitura de São Francisco
Date: