O prefeito Flávio Prandi Franco (DEM) esteve na segunda-feira, 21, em São Paulo, onde participou de reunião na Secretaria Estadual de Turismo, com o diretor do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETur), Antonio Serralha, e o assessor chefe da Secretaria, Ailton Vicente de Oliveira. O deputado estadual Itamar Borges (PMDB) também participou do encontro. Na oportunidade, o prefeito Flá foi informado de que o projeto de lei que transforma Jales em Município de Interesse Turístico (MIT) já foi aprovado pela Comissão de Avaliação da Secretaria de Turismo.
Nos próximos dias, o projeto deverá ser encaminhado para a Casa Civil e, posteriormente, para a Assembleia Legislativa, onde deverá ser avaliado e aprovado pelos deputados estaduais ainda durante o ano de 2017. A classificação de Jales como Município de Interesse Turístico foi prometida pelo secretário estadual de Turismo, em junho deste ano, quando ele esteve em Jales para um encontro político. Na oportunidade, o secretário garantiu que, até o dia 1° de agosto, a cidade estaria entre os municípios considerados como de interesse turístico.
Com a nova classificação Jales poderá receber, já no próximo ano, recursos de aproximadamente R$ 650 mil repassados anualmente pelo DADETur para investimentos no turismo, especialmente em programas de melhoria e preservação ambiental, urbanização, serviços e equipamentos turísticos. O prefeito Flá esperava receber os primeiros R$ 650 mil ainda durante o ano de 2017, os quais seriam aplicados na repaginação da Praça “Euphly Jalles”.
O projeto de lei que transforma Jales em MIT é de autoria do deputado Itamar Borges, mas, depois de acordo entre as lideranças partidárias, será transformado em projeto coletivo. “Este foi um grande acerto da Assembleia Legislativa, que chamou para si a responsabilidade. Cada deputado criou os seus projetos de lei, auxiliou na documentação necessária e fez o acompanhamento político. No entanto, a lei sairá como de autoria coletiva, de toda a Alesp”, explicou Itamar.
O deputado ressaltou que o turismo movimenta a economia dos municípios, gera emprego e renda, além de contribuir para o desenvolvimento regional. No caso de Jales, ele avalia que “o município possui grandes atrativos turísticos, como a fruticultura, a Festa da Uva, a Festa do Motorista e Encontro de Caminhoneiros, a Romaria, entre outros, além de possuir uma unidade do Hospital de Câncer, que traz para a cidade muita gente de várias partes do país”.
No total, cerca de até 140 cidades poderão se tornar Municípios de Interesse Turístico. Além disso, o estado de São Paulo possui 70 estâncias turísticas. “Com o modelo de classificação de Estâncias e MIT’s, as cidades mais bem preparadas poderão mudar de classificação e aumentar o valor recebido do Estado”, explicou Itamar, que preside a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa.