Lideranças empresariais de oito entidades da região noroeste paulista, entre Associações Comerciais e Sindicatos do Comércio Varejista, se reuniram na tarde de segunda-feira, 25 de janeiro, na sala de treinamentos e reuniões da Associação Comercial e Industrial de Jales.
A pauta do encontro foi o reajuste do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), proposto pelo Governo de São Paulo e aprovado pelos deputados estaduais em outubro do ano passado. A medida, que atinge vários setores da economia, faz parte de um pacote de ajuste fiscal do Estado com a justificativa de equilibrar as contas públicas. A nova lei, que estabelece as regras para o Orçamento, prevê um aumento de 12% para 13,3% na carga tributária.
Preocupados com o impacto financeiro do aumento do imposto justamente em um momento delicado, por causa das crises econômica e sanitária causadas pelo coronavírus, os representantes das Associações Comerciais e dos Sindicatos do Comércio Varejista propuseram o encontro onde cada um pôde discorrer sobre propostas de como organizar um movimento para tentar frear o reajuste.
Para o presidente do Sincomércio de Santa Fé do Sul, Onório Norio Kobayashi, a união de forças é o melhor caminho para chamar a atenção do Estado. “Precisamos começar um movimento que seja de baixo para cima, articulando com os representantes das entidades de classe de várias regiões. Quanto maior a nossa mobilização, mais chances teremos de sermos ouvidos. Precisamos unir forças e cobrar apoio das bases políticas”, explicou.
A mesa foi unanime nas opiniões e logo após a reunião, um novo encontro foi agendado com outras instituições do noroeste paulista com objetivo de fortalecer o movimento, convidando mais entidades a aderirem à luta.
Participaram da reunião, de Jales, Maria Osório (secretária executiva da ACIJ) e Eduardo Monteiro (assessor de comunicação); de Santa Fé do Sul, Toninho Martins (presidente da ACE), Jacinto Sorato (secretário executivo), além de Onório Norio Kobayashi (presidente do Sincomércio); de Votuporanga, João Herrera (presidente do Sincomércio) e Alexandre Castro (secretário); de Auriflama, Bruno Brambilla (presidente da ACIA) e Aline Brambilla (tesoureira); de Valentim Gentil, Jefferson Paschoalim (presidente da ACIVG) e Hilário Móvio (secretário executivo); de Nhandeara, Rosimeire Francisco (presidente da ACIN), Ritielen Furtado (secretária) e Renata Siqueira (advogada); e de Santa Albertina, Evaldo Chambrão (presidente da ACISA).
O próximo encontro deve ser realizado em breve em São José do Rio Preto.
Eduardo Monteiro