Deve ser conhecida no próximo dia 19 de abril, a partir das 9h45, a empresa que executará o serviço de limpeza e recuperação da pista do Aeródromo Municipal de Jales, na Avenida Guilherme Soncini, 1916. A licitação na modalidade Tomada de Preços, tipo Menor Preço Global, está em andamento no setor de licitações da Prefeitura.
O edital prevê a contratação de empresa devidamente habilitada no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) ou CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) visando à recuperação do pavimento da pista do Aeródromo em asfalto tipo C.B.U.Q., com aplicação de materiais, equipamentos e mão de obra.
Segundo cadastro oficial de aeródromos privados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o Aeródromo Municipal de Jales tem pista asfaltada de 1.060 metros de extensão por 19 de largura.
A agência explica que existem dois tipos de uso de aeródromos autorizados a realizar exploração comercial do transporte aéreo de passageiros e/ou cargas. Os de tipo de uso público, e seu cadastramento pela ANAC é denominado homologação. Os aeródromos abertos ao tráfego aéreo apenas para fins particulares, mediante autorização de seu proprietário, são de tipo de uso privado, e seu cadastramento pela ANAC é denominado registro.
É importante reforçar que, a definição de tipo de uso como “privado” ou “público” não faz jus à natureza do explorador do aeródromo, ou seja, podemos ter aeródromos públicos explorados pela iniciativa privada, e ter aeródromos privados registrados para uso de algum órgão público.
De acordo com o edital da licitação, a empresa que vencer deverá remover os materiais “desagregados” do pavimento da pista. Ou seja, a superfície de 28.700 m² deverá ser varrida com ar comprimido e/ou hidro jateamento de forma que todos os detritos sejam retirados, possibilitando que ela fique limpa e isenta de poeira. Além disso, deverá proceder a limpeza de 1.300m² do seu entorno.
Em seguida, a pintura de ligação será feita através da distribuição de uma película, de material betuminoso, diretamente sobre a superfície do pavimento existente, já previamente limpo.
Depois, haverá a aplicação de uma camada asfáltica em CBUQ, com espessura mínima de 1,50cm compactado. A partir disso, a compactação da massa asfáltica deverá ser realizada em duas etapas, sendo rolagem inicial executada com rolo de pneus tão logo seja aplicada a massa asfáltica, e a rolagem final, que será executada com rolo tandem ou rolo autopropelido liso, com a finalidade de dar acabamento e corrigir irregularidades.
Finalmente será instalada a sinalização horizontal (700m²) da pista com tinta retro refletiva à base de resina acrílica com microesferas de vidro em duas demãos. A tinta deve ser resistente a abrasão, antiderrapante; Permitir boa visibilidade sob iluminação natural e artificial; Ser inerte à ação da temperatura, combustíveis, lubrificantes, luz e intempéries; Garantir boa aderência ao pavimento, e ser de alta resistência ao desgaste.
Antes da aplicação da tinta, a superfície deve estar seca e limpa, sem sujeiras, óleos, graxas ou qualquer material estranho que possa prejudicar a aderência da tinta ao pavimento.
A obra deve ser entregue em 90 dias, sendo que deve ser iniciada em até 15 dias após o recebimento da Ordem de Serviço emitida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, que também será a responsável pelo acompanhamento.