O trânsito da Avenida “João Amadeu” – principal via de entrada da cidade – deverá ficar ainda mais complicado, uma vez que o viaduto “Antonio Amaro”, passagem obrigatória para quem entra na cidade através da Avenida “Francisco Jalles”, deverá ficar proibido ao trânsito de caminhões e outros veículos pesados dentro de alguns dias. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Obras, Manoel Andreo de Aro, mas ele ainda não sabe a data exata a partir da qual os veículos pesados não mais poderão passar pelo viaduto.
A proibição será feita pela Prefeitura de Jales, como medida de precaução, em virtude de problemas estruturais apresentados pelo viaduto que foi construído há quase 50 anos e nunca passou por uma reforma. Segundo Manoel, o viaduto já vem apresentando problemas há bastante tempo. “Em dezembro de 2009, a pedido da Prefeitura, técnicos do Instituto Paulista de Tecnologia (IPT) vieram a Jales para uma verificação in loco das condições estruturais do viaduto, quando foram constatados alguns problemas. De acordo com o laudo preparado pelo IPT, o viaduto não estava condenado, mas os técnicos recomendaram, àquela época, que fossem adotadas algumas medidas urgentes. Infelizmente, nada foi feito”.
Segundo Manoel, os problemas continuaram se agravando nos últimos anos. Desde que reassumiu a Secretaria de Obras, há pouco mais de um mês, ele vem mantendo contatos com engenheiros da cidade e solicitando a opinião deles. Manoel fez contatos também com colegas de outras cidades e até com faculdades de engenharia, como a Unesp e a Unicastelo. A conclusão de todos eles foi no sentido de tomar algumas medidas, entre elas a proibição do tráfego de veículos pesados. “Trata-se de uma cautela que estamos tomando para que os problemas não se agravem mais rapidamente”, explicou Manoel.
De acordo com o secretário de Obras, a Prefeitura está tomando outras providências. “Na viagem que o prefeito Pedro Callado fez a Brasília, na semana passada, um dos assuntos que ele levou ao Ministério das Cidades foi essa questão da reforma do viaduto. Nós estamos pleiteando, em princípio, os recursos para a elaboração do projeto, que não é barato. Só depois de pronto o projeto é que poderemos solicitar os recursos para a reforma do viaduto”, explicou.
Viaduto teve acidente no dia da inauguração
Construído no final dos anos 60, em plena ditadura militar, o viaduto sobre a linha férrea só foi batizado mais de trinta anos depois, em 2000, quando recebeu o nome do falecido Antonio Amaro, através da lei municipal 2.532, assinada pelo então prefeito Antonio Sanches Cardoso, o Rato. A inauguração do viaduto quase foi marcada por uma tragédia. Já acostumado a utilizar o viaduto, antes mesmo dele ser inaugurado, um garoto, morador da Vila Maria, resolveu passar pelo local há poucos minutos da inauguração, sem se dar conta de que naquele dia, havia uma corda estendida no início do viaduto. Felizmente, a corda estava esticada a uma altura que atingiu primeiro a bicicleta, mas a queda foi tão violenta que o garoto teve que ser encaminhado à Santa Casa.
Alguns anos depois, um caminhão despencou do viaduto em cima de uma casa. O caminhão, com muito peso, subia mas não conseguiu chegar até o final e, ao voltar de ré, descontrolado, destruiu a grade e caiu sobre a casa da família Russo. Felizmente, a dona da casa e as filhas estavam nos fundos da residência e não foram atingidas. Em outra ocasião, um trator subia o viaduto quando a carreta, lotada de frequentadores de uma igreja evangélica, escapou e desceu de ré. Por sorte, o trator ainda estava quase no início do viaduto e apenas alguns dos passageiros da carreta se feriram, mas sem muita gravidade.