A Secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança pública pretende construir uma pequena rotatória no acesso ao viaduto da Rua Dois, mais especificamente na confluência da Rua Dois com Avenida Jânio Quadros. A informação é da secretária Beatriz Renesto Faile, que confirmou ter recebido várias sugestões, como instalação de um semáforo, e fez análises entre essas possibilidades, elegendo a rotatória como a mais adequada. Um semáforo foi a primeira sugestão a ser oferecida, mas também a primeira a ser descartada. Como há fluxo se originando de vários pontos, seria necessário um semáforo de quatro fases, que traria mais dificuldades do que benefícios. “Isso acumularia trânsito em cima do viaduto, na Rua Dois em frente ao supermercado e na Avenida Jânio Quadros, até na subida”.
A opção foi construir uma pequena rotatória nos moldes da que foi construída na Avenida João Amadeu, próximo ao viaduto da Rodovia Euclides da Cunha. “A rotatória permite aos motoristas observarem de quem é a preferência. Colocamos uma no portal de entrada da cidade e deu supercerto, então alí também vai ter uma”, disse.
A obra deve começar na primeira semana de fevereiro, mas ainda são necessárias algumas adequações como a retirada de um poste no canteiro central, que é avançado. É preciso transferir as ligações de energia e internet que estão instaladas no poste.
RECLAMAÇÕES
A reportagem esteve no local em duas ocasiões, no começo e fim da tarde de quarta-feira,29, e constatou que a situação está bastante confusa, apesar da nova sinalização aérea a de solo. Do lado da Rua Dois foram instalados dois sinais de PARE na rua e na avenida no sentido centro-bairro e um no viaduto, o que confunde os motoristas que nunca sabem o que devem fazer. Não há sinal de PARE no sentido bairro-centro e muitos motoristas não respeitam a sinalização, esperando que o outro obedeça. Outros ficam em dúvida a permissão para contornar a avenida em frente ao supermercado, voltando para o sentido bairro-centro. “O certo seria colocar um PARE na Rua Dois e deixar que o fluxo correr normalmente pela avenida. Do jeito que está fica confuso e ninguém sabe direito o que fazer. Não faz sentido colocar PARE pra todo mundo e nenhum PARE para quem sobe”, disse um servidor municipal que mora na região do Jardim Paraíso e passa pelo local todos os dias.
A observação faz sentido. O local é concentração de grandes conflitos de tráfego. Não há acordo entre os motoristas que entram e saem do viaduto (em direção ao centro e o bairro), os que descem pela Rua Dois e pela avenida em direção ao bairro ou retornam para o centro e os que saem do estacionamento do supermercado. Para os pedestres a vida ficou muito mais difícil. A confusão é inevitável e os acidentes também.
Os moradores também consideraram inadequada a intervenção da Secretaria do outro lado do viaduto, na Rua Oswaldo Cruz, onde foi estabelecida mão única de direção. A medida obriga todo o fluxo de veículos a se dirigir para uma grande escola que fica na região. Em horários de entrada e saída de estudantes o volume de veículos que chegam para deixar ou pegar os alunos se soma aos que apenas querem acessar a rodovia ou os bairros da região. “Por que estão obrigando os motoristas que querem ir ao Proença a passar em frente a cooperativa? Não faz sentido. Quem quiser ir pro lado esquerdo que vá para o lado esquerdo. Não precisa passam em frente a escola e congestionar o que já ficava congestionado antes. É um grande erro para não dizer outra coisa”, disse o morador.
Sobre esse ponto específico, a secretária disse que já começou a fazer intervenções no local. “Já começamos a executar a primeira intervenção no lado da Rua Oswaldo Cruz devido a volta às aulas na cooperativa, que está com uma quantidade de alunos muito intensa, então o trânsito é mais intenso. Você tem que pensar nesta questão: se você tem 150 alunos são 150 veículos no local, então você tem que observar e fazer as intervenções conforme a necessidade”.
Prefeitura vai construir rotatória de acesso ao viaduto da Rua Dois
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