Como parte da intensa política de melhoria da mobilidade urbana no município, que inclui ônibus com tarifa zero, recape de ruas e avenidas e construção dos dois viadutos sobre a linha férrea, a Prefeitura de Jales está analisando a criação de um Fundo Municipal para transporte coletivo, com o objetivo de subsidiar o custeio e investimentos em controle, operação, fiscalização e planejamento do transporte coletivo urbano. Também está sendo realizado um levantamento de todos os pontos de ônibus para, juntamente com a Secretaria de Obras e a empresa concessionária do transporte coletivo urbano na cidade, realizarem um programa de melhoria e criação de pontos de ônibus em todos os locais necessários dentro do Município.
A reportagem não conseguiu apurar detalhes de como o fundo seria abastecido, como seria gerido nem quem seria o responsável, mas uma informação prestada pela diretora do Departamento de Mobilidade Urbana, Beatriz Renesto Faile dá uma dica: a prefeitura analisa a possibilidade da implantação do conceito “busdoor” para fins publicitários. Ou seja, conceder a venda de espaço publicitário para arrecadação de verbas, que podem ser usados no Fundo Municipal para transporte coletivo. O projeto nada mais é do que usar os veículos como uma espécie de outdoor ambulante.
A Secretaria e Mobilidade Urbana também planeja como também prepara outros projetos de ações referentes a mobilidade urbana.
BANDO DE IDEIAS
As informações fazem parte da resposta que a Secretaria de Mobilidade Urbana enviou sobre o Requerimento nº 61/2024 aprovado pela Câmara Municipal.
As perguntas, por sua vez, foram enviadas por um contribuinte através do Banco de Ideias Legislativas, disponível no site da Câmara de Jales.
Baseado na sugestão do contribuinte, o Requerimento queria saber se era possível a criação de um Fundo Municipal de Transporte Coletivo, visando angariar recursos e depósitos específicos de empresas contratadas pelo município para instalação de abrigos nos pontos de parada. E se existia algum plano ou ação por parte do poder público para estabelecer parcerias público-privadas visando a utilização desses pontos de parada para fins publicitários, objetivando a construção e manutenção dos abrigos, garantindo um padrão estético adequado para os usuários. E por fim, se havia a possibilidade de aplicar o conceito de “busdoor” para fins publicitários nos veículos de transporte coletivo.
Prefeitura prepara Fundo Municipal para custear investimentos e conservação no trasporte público urbano
Date: